deporte y dormir bien

Espanhóis fazem menos desporto que europeus

O Eurobarometro sobre atividade física elaborado pela Comissão Europeia que se publicou faz uns dias refletiu que a percentagem de pessoas que não fazem nunca desporto em Espanha é do 44%. Esta cifra é muito superior à que se dá na Suécia (9%), a Finlândia (15%) e a Dinamarca (14%) e ligeiramente acima da meia europeia (42%).

Este inquérito foi realizada entre 28.000 pessoas de todos os países da União Europeia. Os dados são preocupantes dados o benéfico que é realizar exercício físico para a saúde. A Organização Mundial da Saúde estabelece que a inatividade física é a quarta causa de risco de mortalidade a nível mundial e é responsável do 27% dos casos de diabetes, o 30% das cardiopatias isquémicas e entre o 21 e o 25% dos cancros de mama e cólon. O desporto também é benéfico para melhorar o risco de hipertensão cujo percentagem de melhoria é de um 17% nas pessoas que praticam exercício cinco vezes à semana. Além disso, melhoria a diabetes e a obesidade como se reflete num estudo publicado na revista The Lancet.

Apesar dos maus resultados do Eurobarómetro a nível comparativo, os dados de Espanha são bons se os comparamos com os do último estudo realizado no ano 2009. A percentagem das pessoas que fazem desporto cinco dias à semana aumentou num 3% em cinco anos e os que fazem entre uma e quatro vezes num 4%.

Como já indicámos desde Pikolin em alguma ocasião, o exercício é fundamental para atingir um bom descanso embora é preciso continuar uma série de pautas. Em junho do ano passado, investigadores estado-unidenses apresentaram um estudo no que afirmava-se que realizar exercício físico moderado ajudava a dormir melhor.

A investigação apresentada na reunião anual SLEEP 2013 também evidenciou que os que levavam uma vida sedentária sem exercício físico dormiam pior e tinham menos energia para realizar as atividades diárias. Sobre o melhor período para fazer desporto, os investigadores comentaram que era entre quatro e seis horas antes de ir-se a dormir.

Em Pikolin estamos convencidos da importância de que as pessoas tenham uma boa qualidade de sonho para poder enfrentar com energias as suas atividades diárias. Para atingir-lo, oferecemos uma amplia gama de colchões, travesseiros, somieres e suportes adaptados às necessidades de cada pessoa

deporte estudio