Especialistas do sonho querem mudar o fuso horário

Especialistas no diagnóstico e o tratamento dos transtornos do sonho consideram que seria benéfico mudar a zona horária de Espanha para equiparar-la à do Reino Unido, subtraindo assim 60 minutos à hora oficial. A idéia principal para adotar esta mudança é acoplar o horário ao ciclo de luz solar.

Segundo os médicos que formam a Sociedade Espanhola do Sonho (SES), o horário sobressaia engane das televisões (o de maior audiência) tem influência nos hábitos de descanso dos espanhóis. Lembram que dormir um número insuficiente de horas tem relação com o aumento de risco de padecer obesidade e hipertensão. O Dr. Joaquín Terán-Santos, presidente da SES, afirma que “dormir mal incrementa em cinco vezes o risco de hipertensão, e existem estudos que demonstram que dormir menos de 6 horas incrementa o risco de padecer cancro”.

hábitos de descanso

O sonho um problema de saúde pública

Os transtornos relacionados com o sonho são um importante problema de saúde pública. Ainda sendo conscientes da importância sobre conseguir um bom descanso estes transtornos estão infradiagnosticados pela falta de recursos e de uma falta organizativa regulada, derivando na carência de unidades específicas para lutar contra estas patologias em hospitais de referência a nível nacional.

O presidente da Sociedade Espanhola do Sonho destaca que existem mais de 300.000 pacientes que não recebem atenção sanitária para tratar estas necessidades e somente um de cada cinco doentes está diagnosticado.

Para o Dr. Joaquín Terán-Santos considerar que o tempo dedicado ao descanso é inútil é um suicídio biológico, “é preciso  rereivindicar o direito a um bom sonho e denunciar o desinteresse absoluto da administração por resolver os problemas de sonho dos cidadãos ”.

Como todos os anos, o próximo dia 29 de março se efetuará a mudança horário estacional no que se ultrapassa uma hora, às 2:00 serão as 3:00, um fenômeno com o qual se vê afetado o nosso organismo.

Desde Pikolin queremos transmitir a importância do sonho sobre a nossa saúde. O sonho é o verdadero “oficina” do nosso organismo. Se tens interesse em conhecer os processos de recuperação que acontecem durante a noite visita esta página.

Se queres conhecer com mais detalhe as alterações do sonho com esta mudança descubra-as neste ligação.