Estou grávida, como devo dormir?

Posturas para dormir durante a gravidez

Todo o mundo dormiu alguma vez mal. Acordar em metade da noite, despertar-se, insônia ou simplesmente não conseguir conciliar o sonho são alguns dos motivos pelos que custa dormir. Mas   pensaste como dormem as mulheres grávidas?

Dormir bem durante o este período pode chegar a ser difícil, e mais à medida que acontecem os meses e a tripa aumenta o seu tamanho. Nos inícios, a postura é irrelevante, mas quando a tripa já é grande é uma questão física: quase nenhuma posição efeito cômoda. Assim, dormir boca abaixo é impossível e contra-indicado, boca acima é incômodo pelo peso que sentimos.

A recomendação: dormir de lado. E concretamente sobre o lado esquerdo,   por que? dormir nesta posição supõe uma melhor chegada de sangue à placenta o que supõe o aumento de oxigênio e nutrientes ao bebé. Se a gestante dorme do lado direito, há mais possibilidades de que o peso do útero recaia sobre a veia cava inferior, o copo sanguíneo que transporta o sangue desde as pernas, os órgãos do abdômen e a pélvis para o coração, o que pode gerar o chamado síndrome de hipotensão supina.

Agora que já sabes qual é a melhor postura, te podemos oferecer algum conselho mais, por exemplo, prova a colocar com um travesseiro entre as pernas ao dormir de lado: assim se evita que o peso de uma perna caia sobre a outra. Dormir assim ajuda a manter as costas retas e a não forçar a curvatura lombar, evitando sobrecargas das costas. Outra idéia pode ser colocar um coxim sob os joelhos ao estar boca acima, isto alivia a pressão sobre as lombares.

Mas,   quais são as razões pelas que as mulheres grávidas não podem dormir bem?

  • Crescimento da frequência cardíaca: ao gestar um bebé no seu interior, a frequência cardíaca da mãe aumenta consoante se desenvolve o bebé, o que supõe bombear maior quantidade de sangue. Isto ocasiona mais dificuldade à hora de conciliar o sonho.
  • Dificuldade para respirar: No início, os hormônios da gravidez podem fazer que o senhor respire mais profundamente. Isto poderia fazer-la sentir como se fizesse mais esforço para obter ar. Além disso, à medida que o bebé ocupa mais espaço, pode exercer mais pressão sobre o diafragma (o músculo justo debaixo dos pulmões).
  • Patadas, dores e movimentos: consoante o bebé cresce aumentarão as dores e incomodidades uma vez que se concentra o peso diante ocasionando uma grande carga às costas e picadas nas pernas. Além disso o desenvolvimento das extremidades e os seus movimentos pode causar moléstias e afetar à hora de descansar.
  • Digestão pesada: durante a gravidez, o sistema digestivo se volta lento. O alimento permanece no sistema digestivo mais tempo. Isto pode causar acidez gástrica, que frequentemente se agrava durante a noite.
  • Aumento das visitas ao banho: os rins tratam de filtrar o sangue adicional que o seu corpo está produzindo, o que supõe mais urina. Além disso, à medida que o bebé cresce, a bexiga terá que aguentar maior quantidade e mais pressão, o que suporá vários.
  • O stress e os sonhos: muitas mulheres grávidas se preocupam pelo bebé ou a respeito do facto de converter-se em mães, o que pode dificultar-lhes conciliar o sonho. Os sonhos vívidos e os pesadelos são comuns durante a gravidez. Sonhar e preocupar-se mais do habitual é normal, mas trate de que este não a desvele à noite.

Em Pikolin estamos comprometidos com o descanso das pessoas e sabemos que a gravidez é um momento no que a mulher tem que ter um sonho de qualidade para enfrentar com força cada dia. Contamos com uma amplia gama de colchões e travesseiros para que o seu descanso seja sempre de qualidade.