Exercício e descanso e o rendimento escolar

Uma investigação publicada recentemente na revista British Journal of Sports Medique evidenciou que a prática de exercício físico em meninos ajuda a melhorar as suas qualificações escolares. Os investigadores empregaram uma mostra de 5.000 meninos que participaram no Estudo Longitudinal Avon de Pais e Meninos (ALSPAC), um relatório prévio que recolheu dados de perto de 14.000 meninos nascidos no Reino Unido entre 1991 e 1992.

Educação e desporto

Este estudo recolhe temas tão importantes como a atividade física em relação com as qualificações em língua, matemáticas e ciências aos 11, 13 e 16 anos. As conclusões foram surpreendentes. O período recomendável de exercício físico para os meninos e meninas de 11 anos é de 60 minutos diários mas o relatório demonstra que os meninos analisados sós realizam 29 minutos e as meninas 18. Além disso, os científicos demonstraram que o aumento da atividade esportiva influiu positivamente nas notas escolares dos meninos . Em concreto, os garotos melhoravam as suas qualificações por cada 17 minutos adicionais e as raparigas por um aumento de doze sobre a cifra meia indicada anteriormente.

A investigação corrobora a relação positiva entre atividade física mantida entre os 11 e os 16 anos e o rendimento acadêmico. Além disso, as raparigas que realizaram exercício durante esse período, conseguiram melhores notas nas disciplinas de ciências que os garotos.

Embora, as horas de estudo são as que determinam o conhecimento ou não de uma matéria durante o período escolar, esta análise levou aos investigadores a concluir que a prática de exercício físico aumenta a concentração dos alunos, melhorando a atenção e a sua conduta dentro da sala .

Técnicas como a neuroimagem demonstraram que o exercício físico ajuda a aumentar por um lado a matéria gris nas zonas do cérebro dedicado às funções executivas como a memória, a aprendizagem e por outro, a substância branca, encarregada de estabelecer conexões entre distintas zonas de cérebro. Este antecedentes sustentariam as conclusões conseguidas pelo Estudo Longitudinal Avon de Pais e Meninos (ALSPAC).

A importância do descanso dos menores

Mas para além de realizar exercício físico, os meninos precisam de descansar bem para atingir um correto desenvolvimento e um rendimento escolar pleno. Nestes casos, a qualidade do sonho é mais importante que nunca, por isso desde Pikolin recomendamos que o menino durma sempre na sua própria cama, geralmente desde o ano e meio. Posteriormente, entre um e três anos, o menino acostuma acontecer do berço à sua cama. Nesse momento, a eleição da cama deve de ser adequada ao seu tamanho e a uma altura que lhe permita subir e descer com plena autonomia, sem risco de caídas.

Para evitar possíveis problemas associados ao descanso dos menores, em Pikolin desenhamos produtos específicos para que os meninos possam recuperar durante a noite toda a energia perdida no seu dia a dia graças a diferentes tecnologias adaptáveis às distintas fisionomias.