Existe o sonho posde férias?

Volta ao trabalho. A mudança de rotina pode acarretar alterações no sonho, um dos sintomas do síndrome posde férias.

Durante as férias, é frequente deitar-se e levantar-se mais tarde e inclusive prolongar as sestas, o que produz uma mudança no ciclo sonho-vigília. Estas mudanças de hábitos podem produzir alterações no sonho à hora de retomar o ritmo quotidiano, marcado pelos madrugones e os despertadores.

Desde a Associação Espanhola do Sonho, Asenarco, se assinala que os adolescentes e os adultos jovens são os que mais padecem estas alterações, apresentando em alguns casos o que se conhece como ‘atraso de fase’, quando acostumados a adormecer-se e acordar-se mais tarde, têm dificuldades para mudar esse horário.

Estes são sintomas que se incluem dentro do denominado síndrome posde férias, entre outros, como a falta de apetite, a apatia, a ansiedade, a tristeza ou a irritabilidade, que sofre parte da população. Estas alterações diminuem o sonho, em alguns casos, evitando ou dificultando que se inicie e, noutros, provocando o acordar às poucas horas de haver-lo conciliado.

Os especialistas em psicologia apontam que este síndrome não responde a um diagnóstico médico concreto, senão que se trata de uma reação de adaptação provocada pela volta ao dia a dia. De facto, os seus sintomas raros vez desembocam num quadro clínico sério.

Alguns conselhos.

Os facultativos recomendam não dar-lhe muita importância às moléstias físicas e psíquicas derivadas do síndrome posde férias, a não ser que persistam mais de duas semanas.

Para corrigir as alterações de caráter físico, se aconselha regular os horários e o relógio biológico os dias prévios a iniciar o ritmo laboral. Deste modo, é conveniente deixar-se pelo menos dois dias do final das férias como período de adaptação.

No caso de que seja possível, se recomenda regular progressivamente a intensidade da atividade que se realiza no trabalho. Também é importante dormir mais esses primeiros dias e com um horário mais regulado.

A nível psicológico, é conveniente expatriar a idéia ou sensação das férias são um estado absolutamente oposto ao período de trabalho e, portanto, que um é sinônimo de prazer e o outro o é de mal estar e sofrimento. Neste sentido, é muito útil planear atividades gratificantes para os dias laborais, buscando tempo para o ócio e para a vida social e familiar.

Também pode contribuir a atenuar o síndrome posde férias o planejamento de que com o novo curso se inicia um período vital no que se podem desenvolver novas tarefas para o enriquecimento pessoal e profissional. Em definitiva, adotar uma atitude positiva.