Gene BHLHE41 ajuda ter energia se não dormes

Te deitaste ontem tarde e hoje hás madrugador e ainda assim te encontras pletórico de energia? O gene BHLHE41 tem a culpa. Em concreto, o que nos permite é dormir seis horas e estar ativos durante todo o dia. O estudo que saca estas conclusões foi apresentado pela Academia Americana de Medicina do Sonho.

Os sujeitos nos que os investigadores realizaram o estudo foram 100 casais de gêmeos. Um dos irmãos tinha uma mutação do gene BHLHE41. Os que o tinham dormiam uma meia de cinco horas durante a noite enquanto que os que não tinham o gene o faziam durante seis horas e cinco minutos.

A importância do estudo a resume Renata Pellegrino, PhD, investigador associado no Centro de Genômica Aplicada O Hospital de Meninos da Filadélfia e autora principal do mesmo. “Este trabalho proporciona uma segunda variante genética importante associada com a falta de sonho e por primeira vez, mostra o papel de BHLHE41 na resistência à privação do sonho nos seres humanos”, afirma.

A prova de vigilância psicomotora serviu aos investigadores para estudar cada duas horas o rendimento cognitivo nosgêmeos estudados. Após estar um período prolongado de 36 horas sem dormir, o irmão sem a mutação dormiu nove horas e meia enquanto que o que a tinha o fazia durante oito. Além disso, os investigadores comprovaram que o gêmeo que não tinha a mutação tinha mais dificuldades para realizar as suas atividades diárias após suportar o mesmo tempo de privação de sonho.

O descanso é uma atividade vital fundamental durante a qual acontecem uma série de processos de recuperação. Desde Pikolin queremos transmitir a relevância do sonho e a sua relação com a saúde preventiva através da difusão de estudos e recomendações como a de este artigo.

descanso dormir pikolin