Ideias para a decoração do seu quarto

Mudou-se recentemente e não sabe como decorar o seu novo quarto? Ou está cansado da decoração do seu quarto e quer dar-lhe um novo visual? Nesta publicação, damos-lhe algumas ideias para decorar o quarto e torná-lo num local para um ótimo descanso.

Estilos de decoração para o quarto

Há uma infinidade de estilos diferentes de decoração: uns mais ornamentados, outros mais minimalistas, uns mais coloridos e outros mais neutros. Vamos explicar-lhe as características dos estilos de decoração de quartos mais comuns.

  • Estilo industrial: neste estilo de decoração destacam-se materiais como betão, tijolo exposto ou aço. As cores predominantes são geralmente escuras, como tons de cinzento e preto, bem como a madeira rústica.
  • Estilo mediterrânico: é o estilo perfeito para um quarto com um ambiente acolhedor. Os elementos que se destacam neste tipo de decoração são os arcos ou as vigas expostas combinados com móveis de madeira e cores como o branco ou o azul.
  • Estilo nórdico: destaca-se pela sua simplicidade e minimalismo. O branco é predominante, tanto nas paredes como nos móveis e na decoração da cama. Estes quartos têm muita luz, criando um espaço acolhedor.

Swabdesign – Unsplash

Paletas de cores para decoração para o quarto

Existem várias paletas de cores que podem ser utilizadas para decorar um quarto. Embora dependa do gosto de cada um, vamos dizer-lhe quais são as mais adequadas para esta divisão da casa.

A utilização de cores neutras é sempre uma boa ideia. Combinando tons de branco, cinzento e bege, obtém-se um quarto acolhedor que transmite serenidade. Pode também intercalá-las com detalhes de madeira ou vime.

Outra paleta de cores que gera harmonia e tranquilidade é a dos tons de azul. Estes tons produzem um quarto com ambiente mediterrânico.

Os tons de verde podem ser outra opção adequada para decorar o seu quarto. Estas cores transmitem paz e equilíbrio por fazerem lembrar a natureza. Ao utilizar estas cores, pode dar um ar refrescante ao seu espaço.

Dependendo dos seus gostos e preferências, pode optar por qualquer destas paletas de cores, mas, ainda assim, partilhamos consigo uma publicação sobre as cores mais relaxantes para quartos de adultos.

Como adicionar personalidade ao quarto sem comprometer o estilo?

A primeira coisa que devemos fazer quando começamos a decorar o nosso quarto é definir um conjunto de regras a seguir. Temos de colocar várias questões, como o estilo que queremos seguir ou as cores que irão predominar. Uma vez escolhidos estes conceitos, podemos começar a decorar o nosso quarto.

Para tornar o espaço um pouco mais pessoal e, portanto, acolhedor, podemos escolher um elemento decorativo especial. Pode ser um móvel, um quadro ou um espelho que tenha valor para nós.

Por outro lado, também podemos experimentar uma mistura de texturas para tornar a decoração mais pessoal. Podem ser utilizados diferentes travesseiros e cobertores para tornar o quarto mais acolhedor.

Além disso, se os tons brancos predominarem na decoração, podemos optar por dar um toque de cor ao adicionar um elemento decorativo. 

Quais são as opções de iluminação para um quarto bem iluminado?

Outro aspeto importante na decoração do nosso quarto é a iluminação. A aparência do espaço muda significativamente em função da iluminação escolhida.

Para criar um ambiente acolhedor e confortável no quarto, a iluminação deve ter qualidade e ser homogénea. Ao combinar um candeeiro de teto com vários candeeiros de parede nas laterais da cama, pode obter uma boa iluminação.

Se gosta de ler na cama, recomendamos que os candeeiros que ficam mais perto de si tenham uma luz neutra, para esforçar menos os olhos ao ler.

Quanto às restantes lâmpadas, é preferível que a luz seja quente ou neutra para tornar a divisão mais acolhedora. É muito importante iluminar corretamente o quarto, uma vez que a iluminação pode alterar totalmente a sua aparência.

Swabdesign – Unsplash

Tendências de decoração de quartos para este ano

Se quiser dar um novo estilo ao quarto, não perca estas dicas de decoração relativas às últimas tendências. Podem não ser todas do seu agrado, mas adaptá-las ao seu estilo pessoal tornará o seu quarto muito mais acolhedor.

Os tecidos de linho e algodão vieram para ficar e, combinando-os, obterá uma cama perfeita. Outra tendência deste ano são as cabeceiras. Darão um toque pessoal ao quarto e farão da cama o centro das atenções. Os móveis restaurados ou vintage também se destacam entre estas novas tendências. A combinação de mobiliário antigo e moderno criará uma harmonia e atmosfera especial.

Outra das peças que se tem destacado ultimamente consiste nos sommiers com arrumação. Com esta peça de mobiliário, o seu quarto ficará muito mais sofisticado. Além disso, é a opção perfeita para ter um espaço de armazenamento extra. Na Pikolin, temos diversos tipos de sommiers para poder escolher o que melhor se adapta às suas preferências.

Agora depende de si! Precisa de decidir com que estilo de decoração se identifica e implementar todas as tendências de que mais gosta. Terá o quarto perfeito para descansar tranquilamente.

Im3rd Media – Unsplash