Influência do sonho em rendimento acadêmico

Quando chega a época de exames é habitual mudar a rotina e prescindir de horas de sonho para investir esse tempo em estudar.

Recentemente se tem realizado um estudo naUniversidade da Califórnia nos Anjos , onde se demonstrou que para que exista um rendimento acadêmico ótimo é necessário buscar o equilíbrio entre as horas de estudo e descanso.

Ensaios realizados anteriormente já tinham provado que a matéria estudada se retém melhor se a continuação se adormece. Uma investigação da Universidade estado-unidense de Notre Dame manifestava que a memória dos sujeitos analisados era maior naqueles que tinham dormido após estudar, em comparação aos que tinham estudado após um dia sem descansar.

Em 2010, durante a comemoração do evento organizado pela Associação Americana para o Avanço da Ciência , se apresentou outro trabalho desenvolvido por investigadores da Universidade da Califórnia em Berkeley que corroborava que uma das funções mais importantes do sonho era a de “limpar” a memória temporária para deixar espaço ademais informação. Segundo dados da investigação, uma noite em vigília pode diminuir a capacidade de memorizar conhecimentos em quase um 40%, uma vez que as partes do cérebro implicado no armazenamento da informação não funcionam adequadamente pela falta de sonho.

As pessoas que estuda durante a noite acostuma fazer-lo porque, segundo declaram, a concentração é maior, o seu rendimento melhor e evitam as distrações. Em 2008 o Hospital Quirón de Valência realizou um ensaio que concluiu que as horas ótimas de estudo se situam em torno do meio-dia e entre as 4 e as 5 da tarde. Muitos especialistas afirmam que a manhã é o melhor momento para a aprendizagem, capacidade que decresce ao longo do dia.

Para chegar à conclusão de que essas horas eram as mais idôneas, os especialistas valencianos se apoiaram no relógio biológico de mais de 600 meninos. A partir deste ritmo circadiano, fixaram as horas de maior e de menor concentração. Segundo os investigadores  as primeiras horas do dia não são as mais recomendáveis para o estudo uma vez que ainda se está em estado de sonolência.

Com independência do tal anteriormente, existem outros motivos pelos que não se deveria estudar ao final do dia:

–       O cérebro está fatigado e o seu rendimento é menor.

–       A pressão do exame dificulta a conciliação do sonho. Um descanso de má qualidade dificulta o rendimento do dia posterior. É aconselhável deitar-se relaxado e com o trabalho terminado.

–       Estudar no início da tarde dá capacidade de reação perante qualquer imprevisto.

Pikolin é uma empresa preocupada pela saúde das pessoas. O nosso objetivo com a difusão deste tipo de estudos, é transmitir à sociedade a importância de ter uns hábitos de vida saudável que vão além de um bom descanso.