Insônia e gravidez

Durante o período no que estás grávida o seu corpo vai a experimentar muitas mudanças que afetarão a muitos âmbitos da vida. Queremos centrar-nos nos hábitos de descanso.

Durante o primeiro trimestre essas mudanças têm relação com as mudanças hormonais os quais te fazem sentir-se cansada todo o tempo e com vontades de dormir durante todo o dia.

O segundo trimestre se caracteriza por um regresso à normalidade quanto às moléstias que sentias anteriormente. Durante este período embora não te sentirás tão cansada como durante o primeiro, começarás a notar o aumento de peso e as dificuldades para encontrar a postura adequada para conciliar o sonho. Os médicos aconselham dormir de custado à medida que o peso se vai incrementando.

O último trimestre de gestação é o que apresenta maiores dificuldades para conciliar o sonho e conseguir um bom descanso. É durante este período é quando a mulher sofre a maioria dos transtornos do sonho , especialmente a insônia, as estatísticas demonstram que o 75% das mulheres grávidas o sofrem.

Conselhos para evitar os transtornos do sonho durante a gravidez

Para minimizar em maior medida as consequências negativas de uma prolongada falta de descanso, a mulher pode continuar umassimples pautas que lhe ajudarão a conseguir o objetivo de cair em braços de Morfeo.

  • Muitos dos transtornos do sonho têm conexão com a ansiedade, uma vez que o parto se aproxime, esta tenderá a aumentar. Os profissionais médicos, ginecologistas, podem aconselhar-te algum exercício para diminuir o nível de stress. Outra opção muito útil é comparecer aos cursos de preparação ao parto onde te ensinarão técnicas específicas de relaxamento.
  • Desporto sim, desporto não. Consulta com o seu ginecologista que desportos podes praticar, se és corredora é provável que possas continuar praticando-o, isso sim, de maneira moderada. O desporto é possível e muito benéfico.
  • Dorme tombada sobre o custado esquerdo, esta postura é a que recomendam os ginecologistas uma vez que evita a pressão sobre a veia cava situado à direita do útero.
  • Procura comer leve e com alimentos que se digiram facilmente. Esquece as comidas copiosas e ricas em gorduras que dificultarão o seu descanso.
  • Um copo de leite quente com uma colherzinha de mel antes de dormir funciona. Este conselho materno, pode ajudar-te a conciliar o sonho. Além disso, durante o dia procura não tomar bebidas excitantes e eliminar o café ou qualquer outro refresco que contenha cafeína das tardes. Todo isto evitará chegar à hora de ir-se à cama totalmente despejado.
  • Dar um passeio, tomar um banho, ler, dar-te uma massagem… São atividades aconselháveis para realizar antes de ir-te à cama e consigas o principal, estar relaxada. Tombar-te a ver a tevê não te ajudará a relaxar-te e digerir o jantar.
  • O quarto é importante. Tem o espaço de descanso adequado, com uma temperatura entre 18 e 20 graus e uma umidade não superior ao 70% e ventilado.
  • A regularidade no horário de ir-te à cama também é importante. Educar ao corpo a uns hábitos de descanso constante ajuda a que quando se aproxime esse momento o organismo esteja preparado e assim conciliar o sonho seja mais simples.
  • A sesta é um bom costume. Se tens um oco durante o dia, dedica-o a uma contribuição extra de descanso, com quinze minutos é suficiente.
  • Se apesar de continuar estes conselhos, os problemas continuam, o melhor que podes fazer é comparecer ao seu médico para que te possa aconselhar sobre produtos naturais a base de plantas, que te ajudarão a dormir melhor.
  • Escolhe uns colchões de firmeza meia com uma elevada capacidade de acolhida, isto permitirá minimizar as moléstias. Podes buscar em nosso configurador ou te informa num ponto de venda oficial.
  • Te levanta em duas fases. Primeiro nos pomos de lado, ainda deitado e segundo, nos incorporamos até ficar entados na borda da cama.

 Insomnio y embarazo

E após o parto?

Depois do nascimento do bebé, os transtornos sofridos durante a gestação deixam passo àqueles provocados pela demanda de lactância do recém-nascido. As tomas noturnas acarretam vários despertares durante o período de descanso dos pais.

Uma das necessidades da mãe após o parto é o de obter o suficiente descanso e tentar dormir bem, com o que o papel do pai se faz indispensável para que possa conseguir-lo.

Em Pikolin somos conscientes da importância do descanso sobre a nossa saúde. Existe uma série de atividades que realiza o nosso organismo durante a noite que são indispensáveis para os seus funcionamento normais. Se queres conhecer essas tarefas de manutenção, visita esta página.