Jet Lag: Que é e como o supero?

Conciliar o sonho durante as férias

Por fim férias! Levas anos sonhando com fazer essa viagem tão especial e esquecer-te de todo. Maletín em mão chegas ao aeroporto para embarcar num comprido voo no que atravessarás vários fusos horários. E o que só parece uma simples mudança cronológica, alterará o seu organismo e pautas de sonho. Levas como companheiro de viagem ao conhecido como jet lag.

Que é o jet lag?

É o nome popular com o qual se conhece o transtorno que padecemos quando realizamos um voo transoceánico ou qualquer outro comprido percurso, saltando sobre várias zonas horárias. Continuar umas corretas pautas de sonho nos pode ajudar a combater-lo.

Se voas de Madrid a Japão, por exemplo, quando em Espanha sejam as 17h, ali serão as 12 da noite. Portanto terás que deitar-te sem sonho e levantar-te antes do normal. É bem como se produz uma alteração no nosso ritmo circadiano, que regula o ciclo de sonho e vigília. A este transtorno se lhe chama “síndrome de mudança rápida de zona horária”, ou jet lag, uma vez que é o que padecemos quando realizamos um voo transoceánico ou de comprido percurso.

Estas mudanças horários se agravam quando viajamos em direção Oeste-este. Se é ao contrário, por exemplo se viajamos ao México a mudança será menor, uma vez que simplesmente nos deitaremos mais tarde, como como se tresnoitássemos um pouco. No dia seguinte nos acordamos ao meio-dia e reajustaremos o nosso horário facilmente.

«O ritmo circadiano é o ‘próximo ao dia ’. Depende do ciclo da luz e a escuridão. Na retina temos umas células nervosas que captam a luz e estão conectadas ao hipotálamo, criando um circuito que se conhece como retinohipotalámico, que aumenta ou diminui a liberdade no nosso organismo de melatonina, que é o hormônio que ajuda a começar o processo do sonho; a luz interfere nos funcionamento naturais de processo, embora levemos muitas horas despertas», explica o doutor Mauricio Díaz Sardi, neurofisiólogo da Associação Espanhola do Sonho.

As chaves do jet lag

  • Voo comprido. Ao saltar sobre os fusos horários, sofremos um desacoplamiento da hora de destino e o nosso ‘relógio interior’.
  • Solução. Recuperar pouco a pouco o nosso horário habitual. Pode custar 2-3 dias.
  • Oeste a Este. O problema é mais grave se viajamos em direção Oeste-este.

Como evitar o jet lag

Para evitar o jet lag é preciso ter uma boa organização de hábitos. Com uns horários regulares conseguiremos que não afetem.  Se podes atingir organizar o seu dia com uns hábitos e rotina normalizada, é provável que em 2-3 dias desapareça todo rasto de cansaço ou dificuldade para conciliar o sonho. O problema é que em férias abandonamos os nossos horários habituais, dificultando a tarefa e gerando, em alguns casos, uma inquietação que impede conciliar o sonho. Se é assim, se entra num círculo vicioso chegando a produzir a temida insônia.

O ritmo do sonho

  • Ritmo circadiano. O o ritmo circadiano do ser humano é de 24,4 horas. Sem um horário obrigatório, cada vez nos deitaríamos mais tarde e nos acordaríamos também mais tarde.
  • Ao chegar a noite se libera melatonina, sonífero natural que age sobre o sistema nervoso e produz sonolência. O ser humano segrega este hormônio de forma natural pela glándula pineal, uma estrutura situada na parte central do nosso cérebro. Quando é de dia, no entanto, o corpo reduz a produção de melatonina e nos prepara para estar atentos e despertos.
  • Alterações. O processo natural de indução ao sonho que produz a melatonina se vê alterado pela luz artificial, televisores e outros dispositivos com ecrãs que emitam luz. Temos costumes que boicotam o nosso próprio descanso.

Em Pikolin cuidamos a saúde do seu descanso cada dia do ano. Por isso queremos que continues garantindo cada noite a saúde do seu sonho inclusive em férias. Recuerda que um bom descanso te permitirá espremer todos estes dias festivos que tanto mereces. Felizes férias!