Falta de sonho pode provocar esquizofrenia

Segundo uma investigação realizada pela Universidade de Bonn (a Alemanha) e do Kings College de Londres (o Reino Unido), acontecer 24 horas sem dormir provoca em pessoas sanas sintomas parecidos aos que produz a esquizofrenia.

Os sintomas que apresentaram os sujeitos foram déficit de atenção pronunciada, maior sensibilidade à luz, a cor ou o brilho e saltos mentais, embora todos estes efeitos eram de caráter temporário.

Estes sintomas acostumam atribuir-se à psicose ou esquizofrenia, onde existe uma perda de contato com a realidade e se relaciona com alucinações, para além de existir transtornos do pensamento e perceções equivocadas.

La privación de sueño provoca síntomas similares a los de la esquizofrenia

Caos no cérebro

Os investigadores se surpreenderam do amplo e importante que eram os sintomas apresentados sós por privar de sonho durante 24 horas. Os sujeitos do estudo, dentre 18 e 40 anos de idade, estiveram despertos durante toda uma noite com a projeção de filmes, conversações, jogos e caminhadas curtas.

Após a realização de várias provas, as pessoas do estudo indicaram a sua sensibilidade à luz, a cor ou o brilho, acompanhado de um déficit de atenção onde a inundação de informação não filtrada produziu um caos no cérebro . Além disso, se alteraram os sentidos do olfato e do tempo com saltos mentais. Muitas destas pessoas tiveram a impressão de poder ler os pensamentos alheios e inclusive tiveram uma perceção alterada do corpo.

Após estes resultados inesperados e surpreendentes, os científicos acham que se deve investigar mais este assunto, sobre tudo em pessoas que têm um horário laboral noturno e que se podem ver mais afetados pelas mudanças do sonho.

Todos estes estudos demonstram a importância de dormir as horas indicadas pelos especialistas (entre 7 e 8 horas diárias) para poder desenvolver nossas capacidades físicas e mentais de maneira plena. A falta de sonho provoca efeitos muito negativos no organismo e, por isso, Pikolin cria colchões que se adaptem às necessidades de cada pessoa, inovando na tecnologia do descanso e apostando por um sonho de qualidade.