Lição no sono, lição aprendida

Por que precisamos de dormir para lembrar?

O descanso é fundamental para o nosso cérebro, enquanto dormimos, este faz um duro trabalho para processar dados. Um estudo recente demonstrou que após dormir podemos lembrar coisas que inclusive durante o dia acontecemos despercebidas.

Quantas vezes tens passado a noite em vela estudando um exame? Teve esse esforço os resultados desejados? Um estudo feito para o Centro Basco para a Cognición, Cérebro e Linguagem (BCBL) e liderado pelo psicólogo britânico Nicolas Dumay, demonstrou a importância de dormir para lembrar melhor. De acordo com as conclusões obtidas, após dormir dobramos a nossa capacidade de lembrar a informação recebida ao longo do dia.

Para este estudo, uma equipa de investigadores reuniu a um total de 123 pessoas às que lhes fizeram lembrar certas palavras inventadas e lhes submeteram a diferentes provas.

Para a primeira prova se lhes entregou as palavras durante a noite e se lhes permitiu dormir o tempo necessário. Ao acordar se lhes perguntou por aquelas palavras comprovando que as puderam reter na memória .

Na segunda ocasião se entregaram novas palavras a metade de dia, umas oito horas antes de dormir. Se lhes pediu memorizar-las nesse mesmo momento e dizer-las. Às 12 horas voltaram a ser perguntado, alguns tinham dormido um pouco e outro não. Alguns voluntários sim puderam memorizar todas as palavras em ambas ocasiões, mas se viu que aquilo que não tinham podido lembrar-las de imediato, se o fizeram às 12 horas após dormir brevemente.

Desta maneira tão simples, se demonstrou que dormir facilita a recuperação da memória .

A mente, ativa também de noite

“Depois de dormir, as probabilidades de lembrar informação previamente esquecida se dobram, aproximadamente”, explicou Dumay ao finalizar o estudo. O facto de que depois de dormir se estimule a memória poderia indicar que durante a noite algumas lembranças se aguçam. «Isto coincide com a idéia de que quando dormimos, recuperamos de maneira ativa a informação que consideramos importante», afirma o científico.

Se sabia que o sonho é benéfico para a memória, porque durante o descanso o cérebro aproveita para gravar a informação que recebemos durante o dia e que, enquanto dormimos, o cérebro está ativo repassando, uma e outra vez, informação que considera relevante.

O descanso é um pilar fundamental da nossa saúde. Cérebro, coração, pele ou pulmões são alguns órgãos que se beneficiam do nosso descanso. No entanto, alcançar o sonho reparador sempre é possível. Para atingir-lo devemos começar por fazer-nos com o melhor equipa de descanso e para isso trabalha Pikolin cada dia.