Lutando contra a insônia

Na atualidade há muita gente que sofre de insônia por múltiplas razões. Há alguma forma de minimizar dificuldade para conciliar o sonho?

É possível tentar-lo através da alimentação.

A importância da alimentação

É preciso vigiar que se come e a que hora do dia. O Grupo de Neuroinmunofisiología e Crononutrición da Universidade de Extremadura recomenda tomar antes de dormir um copo de leite quente com umas bolachas e com uma colherada de açúcar.

A razão deste conselho é que estes são alimentos ricos em triptófano, que é o aminoácido que se ocupa de sintetizar no nosso organismo o hormônio melatonina (que é a substância que tem que ver com a indução ao sonho).

Junto a esta combinação há outros alimentos que podem ajudar a conciliar o sonho durante a noite, como podem ser todos aqueles que contenham triptófano ou serotonina.

Entre eles estão as cerejas, as bananas, os cereais, a alface, os frutos secos ou o tomate. E tão importante é saber o que vem bem para dormir melhor como o que é preciso evitar, e neste caso à noite é recomendável não comer frutas ricas em vitamina C como podem ser o kiwi ou a laranja, carnes vermelhas ou encaixadas com alto conteúdo de bebidas como chá ou café.

Se o problema da insônia provém do síndrome de apnéia obstructiva do sonho (consistente em interrupções da respiração durante o sonho) o recomendável é continuar uma dieta rica em fruta fresca, azeite de oliva e verduras como pode ser a dieta mediterrânica combinada com lácteos.

E em paralelo, acrescentar algo de exercício físico durante o dia.
A revista European Respiratory Journal destaca os efeitos vantajosos desta combinação para este tipo de transtorno do sonho à hora de poder conciliar o sonho com maior facilidade.

E não só o exercício físico ou a alimentação são fatores chave à hora de conciliar o sonho, outro ponto vital é a eleição de uns colchões adequado que se adapte às nossas necessidades e no que podamos desfrutar de um bom descanso enquanto dormimos.

Visita a seu especialista para buscar as opções que melhor te encaixem.

En lucha contra el insomnio