Medidas de uns colchões, o tamanho importa?

À hora de comprar um colchão uma das caraterísticas que é preciso ter claro é o tamanho do mesmo.

O espaço disponível no dormitório marca a maior parte das vezes o tamanho da nova cama (ou a que já temos). Além disso, o tamanho, também dependerá de quem vá a dormir sobre ela ou o espaço que te gosta ter para descansar. O que é preciso ter em conta é que todos precisamos de um espaço mínimo para mudar de posição durante o sonho sem alterar o do casal ou simplesmente para estar mais a gosto.

As dimensões dos colchões não são as mesmas em todos os países. Os nomes e medidas das equipas de descanso diferem nos países onde as longitudes se expressam em polegadas, em países anglo-saxões, e não em metros ou centímetros como acontece na Europa continental.

Da mesma forma que acontece com as medidas, os nomes ao utilizar o inglês mudam e podemos encontrar as denominações de Single, Twin, Double, Queen, King, Californian King… para os colchões que aqui chamamos individuais, ou dobros.

Se não sabe que colchão escolher, nós podemos aconselhá-lo!

Quais são as medidas mais comuns?

Te explicamos, entre a grande variedade de medidas que podemos encontrar nos colchões as que estão mais estendidas comercialmente são:

  • Twin/Single ou tamanho individual: Se dormes só está é a medida mais comum, 90 cm de largo x 190/200 cm de comprido. Além disso, em Espanha existe um standard de medida ligeiramente superior para camas individuais que é 105 cm de largo x190/200 cm de comprido.
  • Double / full ou tamanho duplo / casamento: Esta acostumava ser a medida standard nos quartos de casal. E dizemos acostumava ser porque o tamanho é ligeiramente pouco para que dois adultos durmam de maneira confortável. Também é a eleição de muitas pessoas que embora dormem sós preferem fazer-lo em camas de maior tamanho. As dimensões são, 135 cm de largo x 190/200 centímetros de comprido.
  • Queen size ou tamanho duplo / casamento: Com um tamanho ligeiramente superior ao anterior, oferece um espaço maior para dormir dois adultos. As medidas são; 150 cm de largo x 190/200 cm de comprido.
  • King size: Maiores que a anterior, se está começando a pôr de moda. É a melhor solução para pessoas grandes que compartilham colchão. Entre 180 cm de largo x 200 cm de comprido.
  • Presidential King size: Esta medida é a utilizada nos países anglo-saxões para o maior tamanho de colchão. Nos permite o máximo espaço por pessoa assim se pode desfrutar de uma experiência perfeita de descaso. As medidas são; 200 cm de largo x 200 cm de comprido.
 

 

E o comprido? que me interessa?

A recomendação é comprar uns colchões que seja um mínimo de 10 a 15 centímetros maiores que a pessoa mais alta que durma na cama . Hoje em dia, os compridos de 200 centímetros já não são medidas especiais.

O espaço Vital de descanso,   que é?

Para explicar que descansando é muito importante contar com um espaço mínimo, podemos pôr o exemplo seguinte, de bebés temos um espaço de 60 cm x 120 cm, crescemos e acontecemos a 70cmx140 cm, mais adiante já no período juvenil acontecemos ao standard de 90×190, temos um espaço de 90 centímetros de cama para nós sós. Mas…  que acontece quando nos vamos de casa? Pois que normalmente acontecemos a 135 centímetros de largo ou talvez 150. Se dividimos entre dois esse espaço temos que nos tocarão entre 67 e 75 centímetros de cama. Ou seja, estando com outra pessoa renunciamos a espaço de descanso. Por isso, o recomendável idealmente seria ter uma cama de 180 de largo, só dessa maneira poderemos ter pelo menos o espaço que quando dormíamos sós.

Desde Pikolin te queremos transmitir a importância do descanso e queremos resolver as dúvidas que possas ter antes de comprar uns colchões. Se queres saber o modelo que te recomendamos visita nosso configurador. Bom descanso!