Mudança de hora: chega o horário de verão!

Às 2:00 serão as 3:00

Chega o ritual de cada março e toca ultrapassar os relógios. Este fim de semana dormiremos uma hora menos, e desfrutaremos de mais luz pelas tardes. Enquanto nos habituamos a acordar-nos com mais escuridão, repassamos algumas curiosidades desta mudança de hora, que aplicam mais da metade dos países do mundo.

20 de marzo cambio de hora

A mudança de hora começou faz já 40 anos, após a crise do petróleo. Alguns países da Europa começaram a mudar os relógios de forma independente; era uma iniciativa para aproveitar melhor a luz do sol e poupar assim em eletricidade. Em 2001, o Parlamento estabeleceu uma Diretora e hoje é uma mudança oficial.

Embora essa crise do petróleo aconteceu, continuamos perdendo uma hora de sonho com a chegada de primavera. Emo domingo, às 2 da madrugada serão as 3. Segundo diversos organismos continua sendo uma economia importante de energia, 300 milhões de euros somente em Espanha.

Além disso existem alguns dados curiosos da mudança de hora e sobre como se geriu o tempo em verão ao longo da história.

1.- Na Antigüedad

A primeira curiosidade é que estas mudanças não são uma invenção europeia. Muitas culturas antigas já mudavam a hora durante o verão, embora de acordo às suas capacidades tecnológicas. Os relógios de água do Império Romano, por exemplo, utilizavam diferentes escalas para as distintas estações do ano

2.- o Canadá foi pioneira

Já na época atual, o primeiro país em introduzir por lei a mudança de hora foi o Canadá. O fez, a iniciativa própria, a localidade de Thunder Bay em 1914. Outras cidades continuaram o seu exemplo e pouco depois o Daylight Saving Engane ficava incorporado às leis canadenses

3.- Diferentes mudanças em diferentes países

Não todos os países mudam a sua hora em verão da mesma maneira. A ilha de Lorde Howe, na Austrália, ultrapassa a sua hora somente 30 minutos. E ao longo do último século, alguns Governos ordenaram unicamente modificações de 30 ou 45 minutos.

4.- Os rebeldes

Menos do 40% dos países realizam esta mudança em verão e outono. Quase todo o continente asiático mantém estável o seu relógio durante todo o ano. E dentro do Canadá e os Estados Unidos, os primeiros países em iniciar este sistema, há regiões que não mudam a sua hora

5.- Os comércios se beneficiam

Ao longo dos anos, se viu como os proprietários de comércios veem um aumento de clientes, que aproveitam a luz do sol a última hora da tarde para ir de compras.

6.- Espanha e o seu relógio solar

Na realidade, até ao século XX, Espanha se regeu pelo sol , de forma literal. Embora a hora oficial definia-se em Madrid, cada província tinha o seu fuso, dependendo da sua situação geográfica

Além destas anedotas, existe um debate sobre a conveniência da mudança de hora. Afetar ao nosso ritmo de sonho e a nossa saúde? Para evitar-lo, em Pikolin recomendamos sempre continuar umas rotinas de sonho e descansar nuns colchões adequados. Mais que nunca, quando vais a dormir uma hora menos.