Mudança de hora – Uma mais para dormir!

Se ultrapassa ou se atrasa o relógio?

Ainda não tirámos o abrigo, mas sim, o inverno já está perto. Durante a madrugada do sábado a emo domingo será o momento de fazer a polêmica “mudança de hora”. Acontece todos os anos, mas continuamos tendo dúvidas: atrasamos ou ultrapassamos o relógio? É simples, esta noite às três voltarão a ser as dois.

A partir desta noite atrasamos uma hora os nossos relógios. Desta forma, amanecerá uma hora antes e lancharemos quase de noite. Mas vejamos o lado positivo:   é o único dia do ano que tem 25 horas! Portanto, poderemos desfrutar de nosso Pikolin uma hora mais.

Por que se mudamos a hora e como nos afeta?

Se buscamos na história o culpado de que cada ano tenhammos este enrolo, nos remontamos à 1784, quando Benjamin Franklin apresentou a idéia de ultrapassar o relógio durante o verão, uma vez que achava que se gastavam muitas velas pela tarde.

Agora, o motivo de continuar realizando estas mudanças não é outro que a economia energética. Segundo as estimativas do Instituto para a Diversificação e Economia de Energia (IDAE), a economia potencial pode ser o equivalente a 300 milhões de euros.

E afeta esta mudança à nossa saúde e descanso? Afeta diretamente a nosso ritmo cardíaco. É por isto que a Sociedade Espanhola de Neurologia (SEN) pauta uma série de conselhos para minimizar os efeitos, como por exemplo: manter um horário regular à hora de dormir para não alterar o nosso descanso ou realizar exercício diário.

7 curiosidades sobre a mudança de horário

  1. Em total são 86 os países que tomam esta mesma medida. Ou seja, ultrapassar uma hora em março e atrasar-la em outubro para regular a economia energética.
  2. A justificação desta mudança é que, ao atrasar uma hora o relógio, otimizamos o uso da luz solare reduzimos o consumo de energia elétrica utilizada para iluminar o lar.
  3. A crise energética de 1973 que viveu Espanha fez que esta ação se realizasse permanentemente.
  4. Com a mudança de hora em outono, Espanha retorna à hora que lhe corresponde. Ou seja, uma hora por diante do que marca o meridiano de Greenwich.
  5. O próximo mudança de horário – de verão – se realizará na madrugada do sábado 25 de março a emo domingo 26.
  6. O Colégio Americano de Cardiologia determinou que realmente existem alterações cardíacas derivadas da mudança horário: ema segunda-feira depois de estabelecer o horário de primavera aumentam até um 25% os ataques cardíacos, no entanto diminuem em até um 21% com o do outono.
  7. Existe uma crença generalizada na população que assegura que não deveríamos mudar o horário, uma vez que a economia energética não é tanto e sim o impacto físico, emocional e social.

Desde Pikolin aconselhamos cuidar especialmente os hábitos de vida saudável: alimentação, exercício e descanso, que nos permitem desfrutar de uma boa saúde. E, enquanto isso,     feliz dia de 25 horas!!