Não dormir bem pode causar dor

Um estudo realizado por científicos da Universidade de Keele no Reino Unido determinou que um sonho de má qualidade pode fazer que as pessoas sentam moléstias musculares.

Publicado na revista Arthritis and Rheumatism, a investigação tomou como referência os resultados tirados após analisar dados sobre o sonho, os hábitos, a saúde ou a situação financeira e social de 4.326 adultos maiores de 50 anos. Ao início das provas não apresentavam nenhuma dolência física e se lhes esteve monitorando durante um período meio de três anos. Um 19% dos participantes (umas 800 pessoas) desenvolveram dor generalizada durante o período estudado.

Fatores que influem no aparecimento da dor

O que queriam demonstrar os científicos britânicos é o impacto de fatores socioeconómicos, fisiológicos e psicosociais na aparecimento de dor generalizado entre as pessoas maiores de 65 anos. A estratégia que se continuou foi a elaboração e resposta por parte das pessoas.

Uma das conclusões que tiram é que o osteoartrite que é uma doença degenerativa que desgasta a cartilagem das articulações tem uma grande importância como causa. “No nosso trabalho ter um sonho não reparador se mostrou como o principal fator produtor de dor [ depois de ter em conta a doença degenerativa ]”., apontam os investigadores.

dormir dolor

Fatores que afetam à qualidade do sonho

Dormir mal também pode ser motivado por outros fatores como sofrer ansiedade, deterioração cognitivo ou problemas físicos. Isto faz que os investigadores vejam mais próxima uma solução uma vez que o sonho e a ansiedade “são fatores modificaveis que permitem melhorar as intervenções neste grupo de pacientes”.

Este estudo tem a sua razão de ser em que o 80% das pessoas maiores tem algum tipo de problema de tipo musculoesquelético ou nervoso que lhe causa dor e lhe afeta no seu dia a dia.

Em Pikolin nos preocupa a saúde das pessoas, é por isso que criamos este blog com a finalidade de divulgar toda a informação possível sobre os transtornos do sonho, saúde e hábitos de vida saudável, contribuindo assim a divulgar todos aqueles avanços médicos e investigações relacionadas, que possam supor uma melhoria na qualidade de vida dos afetados e no conhecimento geral sobre a importância da saúde preventiva.