Não tomar o pequeno-almoço, não dormir causa sobrepeso meninos

Por causa do Dia Nacional da Nutrição que se celebrou o passado 28 de maio, se apresentou o estudo Aladino, elaboro elaborado pela Agência Espanhola de Consumo, Segurança Alimentaria e Nutrição (Aecosan). Esta investigação toma os seus resultados da análise dos hábitos de 7.500 meninos e meninas espanhóis dentre seis e nove anos.

Estudo Aladino

O estudo Aladino evidenciou que o 44,5% dos meninos espanhóis no categoria de idade analisado têm um excesso de peso já seja sobrepeso (26,2%) ou obesidade (18%).

Segundo Juan José Díaz, especialista da Sociedade Espanhola de Gastroenterología, Hepatología e Nutrição Pediátrica, um dos fatores que propiciam o sobrepeso e a obesidade neste período é não tomar o pequeno-almoço bem. Díaz afirma que “só o 3,8% dos meninos toma um pequeno-almoço completo com leite, cereais e fruta”. Pelo contrário, os dados revelam que o 21,2% somente toma leite, mais do 73% nunca ingere pão integral e apenas o 8,8% inclui fruta ou sumo natural.

A alimentação não é o único hábito que devem corrigir os menores dentre 6 e 9 anos segundo o estudo Aladino. A falta de exercício físico é outro dos fatores que fazem que os meninos e meninas tenham sobrepeso ou obesidade. O 90% dos analisados se deslocava em carro ou outro meio de transporte ao colégio se a distância era superior a dois quilômetros.

O sonho afeta ao sobrepeso

O tempo que os menores acontecem jogando ao videoconsole ou diante do televisor também influi no facto de que tenham sobrepeso ou obesidade. O 30,6% de meninos obesos e o 25,2% dos pequenos com sobrepeso a viam duas horas ao dia ou mais.

As horas de sonho também influem de forma significativa no aparecimento de sobrepeso ou obesidade nos meninos dentre seis e nove anos. O 60% dos pequenos que dormem menos de oito horas padecem um destas duas afetações.

Outros fatores que podem afetar ao aparecimento de sobrepeso ou obesidade nos menores são antecedentes de diabetes, hipertensão arterial ou hipercolesterolemia bem como ser varão, pesar mais ao nascer, viver longe de um poliesportivo e ter pais obesos ou fumantes. O estudo Aladino demonstrou que o 20% dos meninos com problemas de peso procediam de famílias nas que ambos progenitores fumam.

Em Pikolin nos preocupa a saúde das pessoas. O objetivo deste blog é divulgar informação relevante sobre hábitos de saúde e sonho que possam proporcionar uma melhor qualidade de vida.