Os benefícios do sol no seu sonho

A luz solar regula o relógio biológico

Nos últimos anos, os científicos se interessaram muito na influência da intensidade da luz no corpo. Destes estudos surgiu a terapia da luz ou fototerapia, mas   em que consiste?

O papel da luz cobrou uma especial importação nas últimas investigações sobre os funcionamento do nosso corpo e necessidades primárias. Por isso, o conforto que sentes quando o sol está brilhando, é o resultado dos nossos corretos funcionamento internos.

Fator da luz: o conforto

Por que estás mais feliz quando faz bom tempo? Este não é somente porque o verão é sinônimo de férias: com efeito, a quantidade de luz solar determina em grande medida o nosso sentido de vitalidade e bom humor.

Transmitidos desde a retina ao cérebro, a luz se transforma em sinais elétricos. Estes podem agir sobre os neurotransmissores, incluindo a serotonina, o “hormônio da felicidade ”, o regulamento do humor.

O relógio biológico interno: o centro de controle

O nosso relógio biológico é a oscilação entre os parâmetros biológicos e de sincronizações ambiental. Ou seja, são os ritmos essenciais do corpo. Por exemplo o ritmo circadiano, que tem uma duração de 24 horas e está ligado à rotação da terra e àconsequência sobre a variação da luz, temperatura, etc. Estes fundamento são metabólicos, e regulam o sistema endócrino ou hormomal.

Isto influi diretamente em:

  • Regulamento do sonho
  • Mudanças de temperatura corporal
  • Sensação de fome

Estes fenômenos se sincronizam durante o dia mediante o envio de sinais ao corpo: por exemplo, cuando se vai o sol se produz a melatonina, o hormônio do sonho, na tarde, lhe pede que se vá a dormir.

Desta maneira, a atividade deve ir descendo a partir das 17:00h para estar no seu mínimo durante a noite. Se pelo contrário concentras uma alta atividade a última hora do dia, o seu corpo pode permanecer ainda muito ativo ao deitar-te e impedir conciliar o sonho.

No entanto, o nosso relógio interno precisa de ajuda: para ativar estes sinais, se ajusta aos sinais ambientais externos, onde a luz solar joga um papel fundamental para manter o ritmo exatos. Portanto, a luz está implicada no regulamento constante do relógio interno. Em caso de defasagem horária ou mudanças de hora, o relógio biológico se altera devido à luz e a escuridão não aparece nos horários previstos, gerando-se os chamadosjet lag.

Em Pikolin nos preocupamos pela sua saúde e conforto. Por isso, para garantir a qualidade do sonho cada noite, não só precisamos de de um bom equipa de descaso, também uns hábitos de vida saudável. Desfruta de atividades ao ar livre, come sano e descansa.