Os conselhos de um treinador do sonho

As mudanças que se produziram no ritmo de vida atual das pessoas, fez que percamos a conexão com os nossos ritmos corporais naturais que se regeram historicamente pelo amanhecer e o entardecer. A maioria das pessoas tem pouca consciência dos seus patrões e hábitos de sonho.

Segundo a Nick Littlehales, especialista em sonho e recuperação dos maiores clubes de futebol e atletas olímpicos, o aparecimento dos dispositivos móveis que provoca uma estimulação ao cérebro com a sua luz artificial tem um efeito devastador num processo muito natural chamado ritmo circadiano. Isto tem consequências biológicas nos nossos corpos.

Os seus métodos de trabalho com desportistas de elite, são facilmente extrapoláveis ao resto de indivíduos, uma vez que não somente são os atletas os que  precisam de um sonho de qualidade. Se demonstrou que os problemas de privação do descanso têm consequências na saúde tanta física como mental, prejudicando as relações laborais e pessoais.

Littlehales considera que existe uma relação cientificamente provada entre os problemas de sonho com o aumento da diabetes de tipo 2, o controle do peso, bipolaridade, depressão, ansiedade, stress e muitos outros problemas de saúde.

Hombre descansando

Truques para melhorar o descanso

Segundo o especialista, se te centras no problema do descanso , te dás conta de que podes perder muito tempo tentando ficar dormido, pelo que recomenda uns simples passos para evitar que te aconteça isso:

  • Descobre que tipo de pessoa és a respeito dos seus hábitos de sonho, “cotovia ou mocho”, e como essa peculiaridade afeta à sua vida laboral. Estabelece tempos constantes de sonho e o mesmo aplicado à hora na que te levantes, divididos em períodos de 90 minutos.
  • Reserva outros 90 minutos antes de ir-te à cama ou para desconectar de qualquer atividade que tenha como elemento fundamental um dispositivo móvel.
  • Procurar descer a sua temperatura corporal, pelo que é aconselhável que também não realizes uma atividade física severa.
  • Assegura-te de que o seu quarto está preparada para dormir e descansar, mantém a temperatura baixa. Tenta acordar-te mediante a luz solar nas épocas que seja possível e mediante instrumentos que simulem essa luz nos meses de inverno. Uma vez que estejas levantado, dedica 90 minutos para prepara-te antes de enfrentar o dia.
  • O último conselho de Littlehales é que se podes, dediques um pouco de tempo pela tarde a uma sesta leve que te ajudará a pôr-te a par para o que subtrai de dia.

Desde Pikolin queremos transmitir a importância do descanso e a sua relação direta com a nossa saúde. Se te interessa conhecer tudo o que sucede dentro do nosso corpo enquanto dormimos podes visitar a nossa seção correspondente em o site.