Os efeitos daninhos do ruído sobre a saúde

O Observatório Saúde e Meio Ambiente de Espanha realizou um estudo denominado “Ruído e Saúde” no que recolhiam-se dados sobre os níveis de exposição ao ruído da população e os seus efeitos sobre a saúde.

Segundo demonstra o relatório expôr-se a uns níveis elevados de ruído gera stress, nervosismo, problemas para dormir e cardiovasculares que diminuem a esperança de vida.

Um nível sonoro elevado afeta ao organismo

Os dados recolhidos na investigação realizada pelo Observatório mostram de maneira certeira que uma exposição prolongada a níveis de ruído elevado podem afetar à saúde originando alterações do sonho ou problemas na audição.

O coordenador do estudo, Jesús Da Ursa, revelou que as pessoas podem padecer stress crônico se se veem expostas, de forma continuada, a níveis de ruído diurno superior aos 65 decibéis.

Tal e como explicou o especialista, o principal problema ocasionado pelo ruído é a alteração do sonho . Durante a noite a OMS recomenda um grau de ruído abaixo dos 30 decibéis, pelo menos durante 8 horas, para assegurar um sonho reparador.

Dela Ursa quis destacar que alguns dos acidentes cardiovasculares e cerebrais que com maior frequência são atendidos nos hospitais espanhóis poderiam estar causados pela influência do ruído sobre o nosso organismo.

dormir con ruidos

Problemas cardiovasculares originados pelo ruído

Nas grandes urbes não é raro conviver com níveis de ruído que excedem os 65 decibéis, limite de ruído ótimo para a OMS durante o dia. Um ensaio do Instituto de Saúde Carlos III de Espanha estabeleceu que o número de investimentos em centros nos hospitais se via incrementado em torno do 5% por cada decibel que superava o limite estabelecido pela Organização Mundial da Saúde, principalmente devido a dolências cardiovasculares.

Se bem que o principal motivo de perda auditiva foi até ao momento a exposição a níveis excessivos de ruído no lugar de trabalho, na última década apareceram outras fontes de ruído que deram origem a um aumento do número de alterações auditivas nos cidadãos.

Com a chegada de novas tecnologias e o uso de reprodutores de áudio como os mp4 ou o “Ipod” que permitem escutar música com cascos e a um volume alto, se detectou um maior caso de problemas auditivos entre o setor mais jovem da população.

Consciente de que vivemos integrados numa comunidade formada por pessoas que são possíveis consumidores dos nossos produtos, a serenidade de Pikolin é que parte dos benefícios que obtemos se revertam de novo na mesma para assim contribuir ao aumento do seu conforto.

Por isso, e como marca líder, desde Pikolin levamos desenvolvendo desde faz muitos anos políticos de Responsabilidade Social Corporativa como a criação deste Blogue que procura divulgar conteúdos relacionados com a saúde e a prevenção.