Os espanhóis mais horas sentadas que dormindo

Uma investigação sobre hábitos de vida e prática esportiva realizada pela empresa de produtos de saúde Fitbit demonstrou que os espanhóis acontecem uma meia de 7,4 horas ao dia sentado ou tombados sem ter em conta as horas de dormir.

Concretamente, os jovens são os que levam um estilo de vida mais sedentária, uma vez que as pessoas de mais de 55 anos permanecem sentados ou tombados uma meia de 6,55 horas ao dia enquanto que os jovens de menos de 25 anos o fazem 1,5 horas mais.

Além disso, o relatório revelou que embora muitos espanhóis estão apontados ao ginásio, mais do 50% não comparece com frequência expondo como principal motivo o pouco tempo do que dispõem, seguidamente da preguiça.

O estudo evidência a inconformidade dos espanhóis com o seu aspeto, mas somente o 16% deles visitam regularmente o ginásio. Com o novo ano, se fixam novos propósitos para adotar hábitos de vida mais saudável, de facto, um 45% dos espanhóis afirma se ter proposto realizar exercício ou apontar-se ao ginásio, mas tão só o 79% o faz.

españoles sentados tumbados

Espanha, quarto país com mais sedentarismo na Europa

Outros estudos de instituições europeias como a European Heart Network também coincidem nos hábitos de vida sedentária dos espanhóis. Esta organização de reconhecido prestígio internacional afirma que o 42% dos espanhóis assegura não realizar exercício, o que situa a Espanha no quarto país com mais sedentarismo do continente europeu. Todo o contrário à situação que apresentam países como a Suécia com tão só um 6% de sedentarismo ou a Finlândia com um 7%. Embora, também há casos mais graves que o espanhol, como na Grécia com um 67% de adultos sedentários ou os nossos vizinhos os portugueses, um 55%.

Os dados são mais preocupantes na população infantil, uma vez que o 24% dos meninos em idades compreendidas entre os cinco e os seis anos tem sobrepeso, o que supõe um 9% mais que o número médio da Europa. Umas cifras que alertaram à Organização Mundial da Saúde (OMS), entidade que afirmou este ano que o sedentarismo já faz parte de um dos quatro fatores de risco de morte no mundo.

Em definitiva, investigações espanholas e europeias que refletem a pouca atividade física dos espanhóis e realçam a necessidade de promover hábitos de vida saudável, uma mensagem que faz parte da serenidade de Pikolin, como empresa socialmente responsável e preocupada pelo conforto da sociedade. Precisamente, essa é a essência deste blog; recopilar e divulgar informação para conscientizar em matéria de saúde e prevenção.