Os transtornos do sonho I

Chega a hora de ir-se à cama . Apagas a televisão, desconectas a Tablet e o telemóvel, te pões o pijama e te tombas na cama pensando em descansar como um bebé, embora não lembras a última amanhã que te tens levantado fresco após ter tido um sonho completamente reparador. O atual ritmo de vida, sem pausa, acostuma ser o principal suspeito dessa falta de descanso.

Mas na realidade podemos estar perante um transtorno do sonho do que não somos conscientes.

Existem problemas do sonho que nos fazem levantar-nos mais cansados do que nos fomos à cama. É importante saber detectar que é o que está acontecendo entre os nossos lençois para definir a causa principal do transtorno do sonho e trabalhar depois na solução .

Apnéia do sonho: o que os roncos escondem

O ruído produzido ao roncar se deve a que, quando dormimos, os músculos da língua e a mandíbula se relaxam mais do habitual e se deslocam fazia o fundo da garganta obstruindo o passo de ar e obrigando a respirar pela boca, com o que se produz o ronco.

É provável que a falta de ar produza uma multidão de pequenos despertares durante a noite. Seguramente, a pessoa não se seja consciente disso, mas interrompem o descanso noturno. A este transtorno se lhe conhece como apnéia do sonho e aumenta o risco de padecer uma doença cardíaca, um acidente vascular cerebral, e segundo um estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, também osteoporoses. “Esses despertares repetidos são tão prejudiciais como se alguém te estivesse beliscando cada dois minutos durante toda a noite“, disse o Dr. Safwan Badr, Chefe da Divisão Pulmonar, cuidados intensivos e medicina do sonho na Escola da Universidade de Wayne State em Detroit.

A Dr. Rachel Salas, professora associada de neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade Johns Hopkins, sugeriu este pequeno truque para evitar dormir boca acima e que se produzam os molestos roncos, costurar uma pelota de ténis na parte posterior da sua camisa o que conseguirá que te resulte incomodo dormir boca acima e te obrigue a mudar de postura.

Sofres de bruxismo?

Ao hábito involuntário de apertar ou ranger os dentes se conhece como bruxismo e pode afetar em grande medida ao nosso descanso, uma vez que  pode produzir uma dor tão elevada que te seja difícil fechar os olhos, por não falar do dano no esmalte dos dentes e da mesma forma que o ruído produzido com os roncos, o molesto que pode ser para a pessoa que dorme ao seu lado.

Ao redor de um 16% da população sofre de bruxismo e está associado ao padecimento de stress, ansiedade… Para tentar evitar este comportamento noturno, pode consultar a um dentista para que lhe receite um protetor bucal ou como aconselha Michael A. Grandner, instrutor de psiquiatria na Escola de Medicina de Perelman na Universidade da Pensilvânia, “também é fundamental dedicar o tempo suficiente para relaxar-se antes de ir-se à cama e conseguir um estado de acalma que melhore a qualidade do descanso ”.

Em Pikolin sabemos a importância de conseguir um bom descanso uma vez que durante a noite, enquanto nós dormimos, o nosso organismo precisa de realizar umas“tarefas de manutenção” que atingem que nos levantemos em perfeitas condições para enfrentar o dia.

Os transtornos do sonho não se reduzem aos roncos e ao ranger dos dentes. Em próximos post te mostraremos mais problemas que podem dificultar o nosso descanso.