Por que não posso dormir? Erros mais comuns

Quando conciliar o sonho é todo um desafio

Chegou o melhor momento do dia, por fim posso descansar. Vá dia! De ponta a ponta, de reunião em reunião… Depois fui – por fim – a fazer a compra. Além disso hoje comecei com a vida sana, me preparei um jantar acorde e o “tupper” para amanhã, mas… Já está, o fiz todo. Me vou a dormir!

Mas de vaipe…   O sonho não chega! Como é possível se estou tão esgotada?

Te soa esta história, verdade? A todos nos acontece alguma vez e provavelmente seja porque cometemos algum – ou vários – destes erros que impedem que o nosso cérebro esteja preparado para o descanso. Não é nenhuma tolices, devemos cuidar a rotina prévia para poder alcançar esse sonho reparador que nos ajude a enfrentar depois um novo dia.

Os 7 pecados capitais na rotina do sonho:

1. Não jantar corretamente

Todos sabemos que deitar-se com o estômago excessivamente cheio não é uma boa eleição. No entanto, especialistas nutricionistas como Cassie Bjork, fundadora de Healthy Simples Life, também asseguram que “não jantar o suficiente pode causar transtornos de sonho uma vez que também precisamos de energia para dormir”. Pelo que o mito do “jantar quanto mais leve melhor”, não sempre é certo. Busquemos um equilíbrio.

Comer determinados alimentos ricos em carboidratos complexos como aveia, fruta ou verdura sem amido, não somente pode ajudar-nos a descansar, mas também a acordar-nos com mais energia. A chave está em  controlar os nossos níveis de açúcar em sangue.

Do mesmo modo, produtos como as bolachas, cereais ou batatas chips, podem provocar-nos um subidão de açúcar e chegar a acordar-nos. Além disso, também é preciso evitar os alimentos ricos em carboidratos como a massa, sanduíches ou pizza.

2. Beber excesso de líquido ou refrescos

Por descontado devemos prescindir das bebidas com cafeína, álcool ou açúcar antes de dormir, impediriam alcançar um sonho reparador. No entanto, também devemos ter cuidado com as quantidades de água.

Ingerir um excesso de líquido nas duas horas prévias ao sonho dificultará a digestão e além disso provocará o acordar de madrugada para ir ao banho. E é que a posição horizontal manterá o nível da água nos rins, que trabalharão mais rápido para depurar o nosso organismo e, portanto, gerará a necessidade de expulsão.

3. Fazer exercícios a última hora

Certamente que é preciso fazer exercício, é vital para a nossa saúde, mas a nossa recomendação é afastar-lo quanto mais possível do horário de sonho.  Se fazes exercício até três horas antes de dormir, ativas o seu organismo e lhe custará mais tempo relaxar-se. Além disso, com o exercício aumentas a temperatura corporal e isso provocará possivelmente esses suores noturnos tão molestos.

4. Ver a televisão, jogar com o móvel ou navegar com a tablet

Segundo um estudo realizado por investigadores do Instituto Politécnico de Rensselaer, em Nova Iorque, as luzes brilhantes dos ecrãs de televisão, móvel ou tablet, freiam a segregação de melatonina. Esta é o hormônio encarregado de regular o nosso relógio biológico e que suscita o sonho.

Além disso, este estudo revela que os menores são muito mais sensíveis à luz que os adultos, pelos que esta falta de sonho ou sonolência posterior é muito mais pronunciada.

Por outro lado, a televisão e o seu conteúdo pode estimular-te muito e provocar que custe um esforço extra conciliar o sonho. Evita programas de terror ou ação com ruídos fortes e sobressaltos.

5. Ter discussões ou excesso de preocupações

De todos é sabido que uma consciência intranquila tira o sonho. Por isso debemos evitar discussões e assuntos problemáticos nas últimas horas do dia. É possível que no momento não queiras pensar-lo, mas este tipo de tensões afetam diretamente à parte emocional do subconsciente, podendo prevalecer durante a noite e inclusive continuar no dia seguinte.

6. Trabalhar ou estudar até última hora

És dos que trabalham ou estudam durante a noite? Estás estimulando o seu cérebro e isso pode causar uma tensão extra que, depois, não te permita uma desconexão rápida. Isto é justamente o contrário ao que devemos fazer. O seu cérebro deve acompanhar ao seu corpo no descanso final do dia, em caso contrário o esgotamento continuará ao acordar.

7. Dar-te uma ducha quente

Da mesma forma que acontece quando comemos comida picante ou fazemos exercício, dar-nos uma ducha quente ao final do dia pode dificultar a conciliação do sonho . Muitos aproveitam o final do dia para relaxar-se com um banho. No entanto, vigia a temperatura da ducha, que não seja excessivamente quente, assim evitarás que a sua temperatura corporal aumente durante a noite. Melhor, desfruta da sua ducha 45 minutos antes de deitar-te.

Em Pikolin velamos pela saúde do seu descanso. Assegurar um sonho reparador cada noite, significará desfrutar de um grande dia de manhã. Boa noite!