Por que roncamos?

Os roncos são sons respiratórios intensos que sucedem enquanto dormimos pelas dificuldades que encontra o ar ao acontecer pela parte posterior da boca e o nariz, onde se encontram a língua, o paladar fraco e a úvula. Ao inspirar, o ar acontece por um espaço estreito que faz que as estruturas, que estão relaxadas durante o sonho, choquem entre sim produzindo-se vibrações e dando lugar ao ruído comum do ronco. Ao estar despertos as estruturas da boca e o nariz não estão relaxadas e portanto, não se produzem os roncos.

Em torno do 45% das pessoas adultas roncam de forma ocasional e entre um 10% e um 20% da população ronca habitualmente, nem se queira os meninos estão isentos de roncar. Os homens e as pessoas com problemas de sobrepeso são os maiores afetados, problema que piora com o passo dos anos.

Existem diferentes fatores que podem propiciar que uma pessoa ronque:

– O aumento de tamanho da úvula, vegetações, véu do paladar ou língua. No caso das pessoas que sofrem obesidade acostumam ter um aumento destes tecidos e do tamanho do seu pescoço.

– Ter o tabique nasal desviado, apresentar pólipos nasais ou padecer alguma alergia.

– A diminuição do tom muscular na garganta e língua ocasionada pelo consumo desmedido de álcool, fármacos ou nas fases mais profundas do sonho .

Os roncos também podem aparecer em pacientes com síndrome de apnéia hipopnea do sonho. Esta doença afeta ao 5% dos espanhóis adultos e se caracteriza por episódios de obstrução das vias aéreas superiores enquanto se adormece . Pode ser uma obstrução total ou parcial.

Este síndrome provoca interrupções durante o sonho e uma minoração da quantidade de oxigênio em sangue, o que origina fadiga e sonolência durante o dia.

Os roncos para além de supor um risco para a saúde de quem os padece, também podem ser um problema no âmbito familiar do afetado. Os especialistas recomendam continuar uma série de pautas para reduzir os roncos:

– Deixar o sedentarismo de lado e praticar alguma atividade física moderada

– Deixar o hábito de fumar

– Em caso de sobrepeso, continuar uma dieta para reduzir o peso, sempre controlada por um especialista médico.

– Realizar jantares leves

– Evitar o consumo de álcool antes de ir a dormir

– Evitar o uso de sedativos para dormir

– Procurar dormir de lado e com o cabecero ligeiramente elevado

Aquelas pessoas que ronquem com assiduidade e além disso se sintam cansados e somnolientes ao levantar-se deveriam comparecer ao seu médico para que valorize se é preciso realizar um estudo das estruturas do paciente, bem como um estudo polisomnográfico para comprovar se existe síndrome de apnéia hipopnea do sonho e assim prescrever o tratamento mais adequado.

Todos os nossos esforços estão dirigidos a garantir o descanso e conforto das pessoas. Por isso em Pikolin, para além de pôr em conhecimento de todo o mundo os problemas relacionados com o sonho, promovemos hábitos de vida saudável que ajudem a melhorar a qualidade de vida de quem padecem transtornos deste tipo.

roncar