Provar uns colchões antes de comprar

Comprar uns novos colchões

Uma boa noite de sonho. Todos o queremos, mas não sempre o temos. E sim, os seus colchões é provavelmente o principal culpado. Tem mais de 8 anos? Não o escolheste tu? Talvez é hora de comprar uns novos colchões, mas…   Como começar?

A compra de uns colchões é uma das tarefas mais complexas, a quantidade de marcas, nomes, produtos e tecnologias desconhecidas pelo usuário faz que seja ainda mais árduo. Mas é mais fácil do que parece, tão só pega o seu tempo e aproxima-te a seu loja mais próxima e decide por ti mesmo. Te damos algumas pautas para guiar-te.

São vários os fatores que é preciso ter em conta: a sua postura habitual, se dormes só ou acompanhado, se tens alergias ou se és caloroso. Neste sentido o assessor será uma peça chave para entender as suas necessidades e dirigir-te aos colchões mais adequados para as suas necessidades (e se estás interessado conhecer os benefícios de cada uma das tecnologias disponíveis). No entanto, não te deixes influir por preços, propaganda, termos, valorações ou opiniões.

Existem numerosas tecnologias e combinação de materiais no mercado , todos eles criados para satisfazer a diferentes tipos de dormentes, por isso o que a um amigo lhe pode parecer muito confortável, a ti não tanto. Por isso, tomba-te sobre eles e deixa que as suas próprias sensações guiem a decisão final da compra.

Conselhos para provar uns colchões

Uma vez aconselhado sobre que modelos de colchões são os mais adequados às suas necessidades, não te conformes com tocar com a mão, estas sensações não serão reais.

Também não serve sentar-se num lateral da cama, uma vez que concentras o peso num só ponto, os colchões se comprime e pode resultar muito fraco.

Leva roupa cômoda e tira-te os sapatos para garantir a máxima comodidade. Te deita sobre os colchões e pega o seu tempo, não te sintas incômodo por demorar. Se, é raro estar tombado diante de um desconhecido, pede que te deixem um rato a sós para poder estar mais confortável e sem pressão.

Pede um travesseiro similar à que uses habitualmente, assim será mais fácil e mais “real” a prova.

1. Tomba-te sobre as suas costas

Em primeiro lugar assegura-te que os colchões sobre é pelo menos 10 centímetros mais que o seu corpo. Depois, sente como os colchões se adapta às costas e se a acolhida é agradável. Te mantém uns minutos nesta postura fixando-te em duas questões:

  • Que os colchões se adapta à curvatura das costas , mantendo-a reta e sem exercer excessiva pressão na zona dos ombros e as lombares.
  • Que as suas costas não se arqueia em forma de V, ou seja que não se dobre pela zona lombar. Isto significa que é muito fraco.

2. Te põe de lado

Esta é a postura mais comum. Segundo um estudo da associação ASOCAMA, um 64,7% dos espanhóis dormem de lado. Por isso, te recosta sobre o seu ombro e ancas, que ambos fiquem enfrentados com o teto, dobra ligeiramente os joelhos, apoia bem a cabeça sobre o travesseiro e fixa-te se:

  • Os colchões se adapta à forma do corpo evitando a pressão nos pontos de apoio, como a anca ou os ombros.
  • Te mantém nessa postura uns 3-5 minutos sem mover-te e assegura-te que as costas fica completamente reta. Ou seja, que os pontos de pressão não fazem que se girem os ombros ou ancas.
  • No caso de ter que girar a coluna para encontrar uma postura mais cômoda, não é os colchões adequados, uma vez que gerará moléstias durante a noite e impedirá o sonho profundo.

3. Dormir em casal

Se compartilhas os colchões com o seu casal, é importante provar-lo ao mesmo tempo para demonstrar que ambos terão um descanso de qualidade.

  • Para saber se o tamanho dos colchões é o adequado, tombar-los ao mesmo tempo e, com os braços detrás da cabeça, esticar os cotovelos para ambos lados. Se não se chocam entre sim, o espaço é suficiente. O largo standard em camas duplos é de 1,5m.
  • Assegura a independência de movimento. Faz que o seu casal se mova enquanto estás é uma postura fixa e garante que o seu movimento não te incomode.

Para dar-se conta de todos estes fatores, precisas de provar cada colchões durante uns minutos, estas sensações serão chave para a sua decisão final. Pensa que a sua eleição afetará ao seu descanso durante 8-10 anos. O tempo que dediques a provar os colchões é um investimento.

Dispor de um bom material de descanso garante a qualidade do seu sonho e, portanto, da sua saúde. Se este se amolda às suas necessidades, facilitará a conciliação do sonho e de todas as suas fases, sendo reparadoras e sem despertares. Para isso e por isso trabalhamos dia a dia em Pikolin, porque apostamos pela sua saúde e o seu conforto.