Qual é a posição mais saudável para dormir

Muitas pessoas ao deitar-se não param de dar voltas durante a noite e não conseguem conciliar o sonho, segundo a profissional Peggy Brill, fisioterapeuta ortopédica de Manhattan, é necessário que cada indivíduo pegue o seu tempo e medite sobre a postura que vai a adotar durante as suas horas de descanso uma vez que, em grande medida, dessas posições dependerá a recuperação do seu organismo.

Um  adulto pode alternar a sua postura enquanto dorme entre 3 e 36 vezes e segundo parece a postura que mais adeptos tem é a de custado.

A Chefa de Fisioterapia dos Serviços de saúde da Universidade de Harvard, Mary Ann Wilmarth, aponta a importância de observar a postura que se vai a adotar tentando não pressionar as articulações em excesso ou que os músculos fiquem numa postura forçada.

postura dormir

Melhores posturas para dormir

A continuação veremos as posturas mais frequentes durante a noite bem como as suas vantagens e inconvenientes.

Dormir boca acima é o mais recomendável uma vez que o peso do corpo fica repartido o que previne a dor de pescoço e costas. Além disso nesta postura se evita a formação de rugas no rosto. Se se coloca baixo os joelhos uma almofada se consegue um adequado alinhamento das costas. No entanto esta postura tem um inconveniente, favorece os roncos.

Aos pacientes com dores lombares se lhes aconselha dormir de lado e encolhidos, ou seja em posição fetal. Esta postura evita o refluxo,  melhoria a capacidade respiratória e está especialmente indicada para as pessoas que padecem apnéias do sonho. A única precaução que devemos ter é não pressionar as extremidades uma vez que podem dar lugar a cãibras matinais.

Segundo um estudo realizado por três investigadores da Universidade de Pittsburgh dormir sobre o lado direito do corpo efeito mais favorável aos seus usuários que fazer-lo do esquerdo.

No caso das grávidas, a Dra.Tomasina Stacey recomenda que durmam do lado esquerdo, uma vez que neste caso em concreto a pressão exercida sobre a veia cava inferior pode produzir uma diminuição de oxigênio no feto.

A postura menos favorável é boca abaixo, mas por sorte somente uma minoria da população a escolhe. Esta postura coloca às costas numa posição antinatural o que produz fortes dores de costas e pescoço.

À hora de escolher colchão e travesseiro é chave ter em conta a postura à hora de dormir. Em Pikolin contamos com um amplo catálogo de produtos e um grande número de especialistas que lhe ajudarão a escolher o melhor produto que se adapte ao seu descanso.