Qué hacer cuando los niños pasan de la cuna a la cama

Quando o bebé acontece do berço à cama

Consoante o bebé se vai desenvolvendo, vai adquirindo novas capacidades como levantar-se, andar ou saltar…razões mais que de sobra para que a sua curiosidade floresça e deseje sair só do berço para poder investigar livremente.

No momento no que o bebé começa a dar os seus primeiros passos a sua agilidade se multiplica por dois. Durante este período descobrirá que por si só tem capacidade para deslocar-se ou pegar em coisas que antes não podia, inclusive averiguará que é possível sair do berço sem ajuda..

O crescimento infantil estabelece os períodos de mudança

Este desenvolvimento será o que marcará o momento de acontecer do berço à cama. Por norma geral a mudança à cama se sucede entre os dois anos e os dois anos e meio, ou quando o menino já se encontra incômodo no berço pela falta de espaço.

Os bebés que têm irmãos maiores têm tendência a dar este grande passo antes dos dois anos, pelo simples facto de imitar ao seu irmão maior e fazer o mesmo que ele. Veem aumentada a sua confiança ao dar este grande passo que os faz mais independentes.

Por outro lado, há outros meninos que embora lhes goste dormir numa cama grande como a dos seus pais e aceite de bom grau dormir só na sua cama, não conseguem conciliar o sonho. É uma reação habitual, uma vez que no berço foi onde adquiriu os hábitos de sonho, e ali sente segurança e proteção. Nestes casos a melhor solução é animar ao pequeno a que participe na preparação da sua nova cama, e por exemplo, pode escolher os lençois, decorar-la com adesivos ou inclusive participar na desmontagem do seu velho berço.

Cada menino é um mundo e não todos são capazes de adaptar-se às mudanças ao mesmo tempo. Se ao pequeno lhe custa habituar-se à sua nova cama, a melhor opção é manter o berço no quarto para que possa dormir nela durante a noite, e o resto do dia jogar ou dormir a sesta na cama, até familiarizar-se com a nova situação. No caso de que tivesse por costume dormir junto com uma pelúcia ou um cobertor não é aconselhável retirar-se-los, ao contrário, permite-lhe que se os leve à cama.

cuna cama

A cama infantil deve cobrir as necessidades do bebé

No mercado atual existem milhares de colchões e camas aptas para o descanso infantil, mas a cama idônea é aquela que se adapta ao desenvolvimento do pequeno, ao espaço do seu quarto, e além disso que seja funcional.

Em qualquer caso, à hora de escolher cama para os meninos, é preciso ter em conta uma série de recomendações para seu segurança:

– Evitar que a cama tenha esquinas que possam danificar ao menino se se bate com elas.
– Colocar um corrimão nos laterais da cama até que o menino se habitue ao espaço, para evitar caídas.
– Se a cama tem cabeceira, que seja simples. Evitar as barras muito espaçadas nos que pudesse ficar apanhado o menino.
– Comprovar que os colchões e a cama ajustam perfeitamente para evitar ocos onde o pequeno pudesse introduzir uma mão ou um pé.
– Evitar as camas muitas altas.

Em Pikolin sabemos a importância que os pais dão ao cuidado da saúde e conforto dos seus filhos, por isso pomos a disposição dos nossos clientes um apartado dirigido ao descanso infantil no nosso site, com o objetivo de oferecer o melhor dos descansos aos menores.

 

Classifique este artigo: