Quando tenho que mudar de colchão?

Da mesma forma que qualquer outro elemento do nosso lar que utilizamos diariamente, a nossa equipa de descanso sofre um desgaste progressivo.

Uma boa pauta de manutenção permitirá que os colchões tenha uma maior vida útil, mas se ao revisar-lo comprovamos a existência de sinais de desgaste a recomendação por higiene e por conforto é substituir-lo por um novo.

A recomendação geral sobre o prazo de renovação dos nossos colchões é de 8 a 10 anos desde que não notemos sinais evidentes de desgaste ou má formação, em cujo caso se deveria mudar à maior brevidade para evitar possíveis problemas de saúde e melhorar a nossa qualidade do sonho.

Durante o transcurso dos anos os componentes da equipa de descanso vão perdendo efetividade, com o que ao final o mal estado repercute no nosso descanso.

Para evitar que o prazo no que devemos de substituir os nossos colchões se encurte, devemos conseguir que o desgaste seja progressivo e homogêneo, continuando umas pautas básicas de manutenção como é girar-lo de posição cada três meses.

Devo mudar todos os elementos da equipa de descanso?

Além disso, para manter as condições dos colchões é importante contar com uma boa base. Os especialistas recomendam mudar a equipa de descanso se a base apresenta algum tipo de danos, pois uma base em mal estado subtrairá efetividade aos colchões.

A principal razão para a mudança de um somier é a da rutura de alguma das suas peças ou a mudança do nível de conforto do conjunto de descanso, por exemplo, se se quer aumentar a firmeza total, uma das opções é mudar o somier por uma base rígida.Por último, não devemos esquecer-nos de que o travesseiro também é parte da equipa de descanso e recomendam mudar-la cada dois anos.Desde Pikolin te propomos umas recomendações básicas antes de mudar de colchão:

  • Conhecer que tipo de colchão utilizámos durante estes anos e que tecnologia se utilizou na sua fabricação para ter um ponto de partida na pesquisa de uma nova equipa de descanso.
  • Comparecer a uma loja especializada e deixar-te assessorar pelos profissionais.
  • Dar todas as indicações ao especialista em descanso sobre as necessidades à hora de dormir, se se adormece só ou acompanhado, se há muita diferença de peso entre ambos, a sua estatura, se é para uma primeira moradia ou uma segunda, se a pessoa que vai a dormir é muito calorosa, bagatela, se é alérgica, que base de descanso tem atualmente senão se vai a mudar, etc… toda a informação que possa ajudar a que nos deem uma recomendação personalizada às nossas necessidades.
  • Provar in situ os colchões que achamos que se podem ajustar às nossas necessidades. Tombar-nos na mesma posição que utilizamos quando dormimos, e se o fazemos em casal, provar-lo os dois. Existem muitos materiais diferentes no mercado. O importante é sentir-se bem com a solução que proponha o especialista em descanso, as nossas costas e sonho estão em jogo.
  • Informar-se da garantia dos colchões e não fiar-se de produtos nos que seja confusa ou excessivamente comprida, uma vez que como vimos, a vida meia de uns colchões é de 8 a 10 anos.

Recuerda que deves ter paciência e assessorar-te com especialistas em descanso uma vez que a compra de uns colchões é uma eleição muito importante da que dependerá que obtenhas um descanso perfeito em qualidade e quantidade para levantar-te com a energia que o seu corpo precisa de.