Que acontece enquanto dormes?

Dormir e sonhar foram sempre uma parte fundamental da existência humana. Escreveu E. Goode que “qualquer estudante de segundo grau sabe por que os humanos precisamos de água e comida, mas nem o mais reputado dos científicos do planeta poderia explicar por que dormimos”.

Certamente, o sonho é um assunto complexo cuja função não se reduz unicamente à necessidade de descanso dos organismos. O seu estudo científico se realiza a múltiplos níveis. Os milhares de laboratórios de sonho repartido por todo o mundo têm como objetivo responder, basicamente, a três perguntas: que é o sonho, quais são os seus mecanismos e quais são as suas funções. O rápido avanço da investigação foi possível graças ao desenvolvimento da polisomnografía , uma técnica que permite registar as múltiplas mudanças fisiológicas que acontecem durante o sonho, o que permitiu um conhecimento mais profundo do mesmo.

Graças a esta e outras técnicas recentes de análise de sinais, se pôde estabelecer que o sonho tem cinco períodos cíclicos que são: sonolência, sonho leve, sonho profundo, sonho profundo de ondas lentas e Movimentos Oculares Rápidos (sonho MOR ou REM).

Quase o 50% do tempo que passa dormido se corresponde com o sonho leve, aproximadamente o 20% com a fase MOR (ou REM) e o 30% restante se reparte nos restantes períodos. Usualmente, ao dormir, passa por todas as fases. Estas progridem ciclicamente desde a primeira até à REM e depois se começa novamente com a primeira.

Dormir tem muitos benefícios

Se se quer conseguir o máximo rendimento no desporto, a qualidade do sonho é tão importante como o treino que se continua para melhorar a velocidade, a resistência e a força, ou como a alimentação que se precisa de para ter energia.

Durante os períodos não REM, se produz o sonho com ondas delta. É um momento reconstituinte, vital para o exercício, pois se produz um aumento da rega sanguínea nos músculos, diminui a temperatura corporal, a atividade metabólica e aumenta a secreção do hormônio do crescimento.

Com os anos, todos os atletas de diferentes especialidades encontraram no sonho uma solução para a melhoria do rendimento. Corredoras como Paula Radclidffe ou Marta Domínguez, confessam com orgulho que dormem mais de 12 horas ao dia . Para um descanso reparador, prova a nova e revolucionária tecnologia Eurotop de Pikolin. Visita um distribuidor e descobrirás a diferença.

A infância é um período vital para o crescimento e, curiosamente, grande parte deste processo acontece durante as noites, quando se produz a liberdade do hormônio do crescimento, necessária para a criação de novos tecidos. Os meninos são os que mais hormônio geram ao estar num período de crescimento muito rápido, por isso é tão importante que durmam mais horas que os adultos.
Os brotos de secreção do hormônio se produzem durante a noite, sobre tudo, pouco depois do início do sonho profundo. Poderíamos concluir dizendo que os meninos de 5 a 12 anos devem dormir entre 10 e 11 horas.