Cores para um melhor sono

Que cores relaxantes escolher para o seu quarto

A decoração de uma casa pode ser muito divertida. Podemos deixar a nossa imaginação correr livremente e brincar com diferentes texturas, materiais e cores, resultando num espaço único e especial que nos convém. Mesmo assim, devemos saber que nem tudo vai em decoração, pelo menos se quisermos relaxar e descansar pacificamente.

QUAIS SÃO AS CORES IDEAIS PARA UM QUARTO DE DORMIR?

Embora ao longo deste post vamos explicar qual é a melhor cor para dormir de acordo com a ciência, não é realista pensar que os nossos quartos irão sempre seguir um esquema monocromático. É normal que tenhamos objectos de várias cores que, quando bem combinados, podem ser harmoniosos e não prejudicar o nosso descanso.

Para o seu quarto, recomendamos cores suaves que transmitam paz, pois sugerem ao seu cérebro que está num lugar seguro e num momento ideal para dormir. Estes são os nossos favoritos: branco, bege, prata, amarelo suave, madeira suave, azul claro, rosa claro e verde claro.

Dormitorio amarillo relajante
·       Quarto relaxante em tons de amarelo, laranja e terra

QUAL É A COR MAIS RELAXANTE?

Um estudo realizado pela Universidade de Sussex no Reino Unido concluiu que a cor mais relaxante de todas é o azul-marinho. Fê-lo ao entrevistar 26.000 pessoas, avaliando o impacto que diferentes variedades de cor tinham nas suas emoções. Não estamos surpreendidos porque o que é mais reconfortante do que olhar para o mar e desfrutá-lo com os nossos cinco sentidos?

Dormitorio azul relajante
·       Quarto de dormir em azul claro e amarelo, brilhante e relaxante

QUAL A COR QUE TRAZ PAZ E TRANQUILIDADE?

Além do azul, tons claros de cinzento, amarelo, castanho, rosa e verde serão os melhores para o relaxar, sem esquecer o branco, claro! Por isso, encorajamo-lo a ser criativo e a decorar o seu quarto combinando 2 ou 3 destas cores… O seu sono vai agradecer-lhe!

Dormitorio relajante verde
·       Quarto relaxante em tons verdes e brancos

QUAL É A COR RELAXANTE PARA DORMIR?

E se estamos apenas a falar de dormir, os estudos também mostram que a melhor cor para descansar é o azul. Porquê? Porque nos liga com o lado calmante da natureza: com o mar, o rio, o som da água, o céu e as nuvens. Foi demonstrado que o azul tem o poder de baixar a tensão arterial como nenhuma outra cor, causando sonolência e induzindo o sono.

Mas a segunda melhor cor para dormir é o amarelo! Não esperava isso? É uma cor que, quando é brilhante, nos acorda, nos motiva, nos convida à acção. Mas não queremos dizer isso, queremos dizer um amarelo suave, que tem o poder de relaxar o nosso sistema nervoso. Um tom delicado, que dá ao nosso cérebro uma sensação de calor, como se estivéssemos debaixo dos raios solares, deitados na areia num dia de Verão.

E o verde completa o top 3 das melhores cores para dormir. Outra cor que nos lembra a natureza, a vegetação, o crescimento, a vida. É extremamente relaxante para o olho humano e, segundo o feng shui, que procura uma ordem harmoniosa de espaço, é uma cor que favorece o crescimento de novos projectos, sendo especialmente recomendada nos quartos das crianças, que estão constantemente em processo de aprendizagem.

Dormitorio natural relajante
·       Quarto relaxante com uma decoração em tons brancos, naturais e azuis