Roncar, um problema de dois

Um problema social. O ronco afeta, sobre tudo, aos companheiros de quarto ou inclusive aos vizinhos.

Em torno de um 20% da população adulta ronca habitualmente, segundo dados do Instituto de Investigações do Sonho. E se estima que um 45% o faz de maneira ocasional.Cada vez são mais as pessoas que comparecem a consultas especializadas para resolver um problema que pode afetar à saúde e que repercute, sobre tudo, no âmbito social. E é que o ronco é mais molesto para os companheiros de quarto e inclusive para os vizinhos do roncador.

Se trata de um som ronco que se emite ao respirar enquanto se adormece. É sintoma de que algo anormal sucede durante o sonho de quem o padece. Em muitos casos, se trata de um ronco benigno, que está provocado pela vibração da úvula ou campainha e outros tecidos próximos, que constituem o chamado paladar fraco, quando os músculos se relaxam e se estreitam as vias respiratórias.

Em torno de um 20% da população adulta ronca habitualmente, segundo dados do Instituto de Investigações do Sonho. E se estima que um 45% o faz de maneira ocasional.

Há pessoas que, para além de roncar, sofrem de maneira repetida pausas de respiração durante vários segundos. Nestes casos, se fala de síndrome de apnéia hipopnea do sonho e é preciso recorrer aos especialistas para que avaliem o problema e prescrevam o tratamento adequado. Se não se trata, pode desencadear doenças cardiovasculares, ictus, hipertensão, arritmias e diabetes. Além disso, este descanso deficiente pode propiciar acidentes de trânsito ou de trabalho.

Roncar, un problema de dos

Causas e perfil.

O denominador comum das pessoas que roncam é a existência de um estreitamento das suas vias respiratórias. Este pode produzir-se pelo sob tom dos músculos da garganta ou da língua. Se estão frouxos, colapsam as vias altas. Isto pode derivar-se do consumo de álcool ou de remédios que causam dormência. Também pelo relaxamento que se corresponde com as fases de sonho profundo. O ronco pode derivar, igualmente, do excessivo desenvolvimento dos tecidos da garganta. As amídalas grandes ou o aumento das adenoides (vegetações), por exemplo, são a causa dos roncos nos meninos.

Do mesmo modo, embora menos frequentes, os quistos ou tumores podem ser fatores originários dos roncos. Outra das causas é a excessiva longitude do paladar fraco e da úvula. Um paladar grande pode converter em estreito o passo entre o nariz e a garganta.

A obstrução das vias respiratórias nasais também gera o ronco. Isto pode dever-se a infeções virais do nariz ou como consequência de reações alérgicas. Igualmente, as deformações do tabique nasal podem ser uma causa. O sobrepeso é um dos fatores que propiciam o problema do ronco. É mais frequente nos homens e se agrava com a idade.

Alguns conselhos práticos

  • Encontrar a posição. Dormir sobre um custado favorece a diminuição do ronco.
  • Criar ambiente. O ar seco pode inflamar a mucosa nasal, pelo que pode ser útil instalar um humidificador no dormitório.
  • Em primavera. Identificar as substâncias que geram reações alérgicas.
  • Evitar certos hábitos. O relaxamento da musculatura da faringe e a sua inflamação fazem que esta vibre ao acontecer o ar e que se provoque o ronco. O consumo de álcool e de tabaco produzem este efeito.
  • Uma dieta sana. Descer de peso é uma indicação básica nos roncadores com quilos de mais. Além disso, não se recomendam as comidas copiosas antes de deitar-se.
  • Ao deitar-se. Pode ser útil elevar a cabeceira da cama ou usar mais de um travesseiro.