Rotina para dormir ajuda na conduta meninos

A falta de uma rotina à hora de ir a dormir afeta àconduta dos meninos segundo se desprende de um estudo realizado por investigadores da Universidade College de Londres. “Se muda constantemente as horas de sonhos ou se vai à cama a diferentes horas, o mais provável é deitar a perder o seu relógio biológico”, aponta Yvonne Kelly, diretora da equipa de trabalho. O estudo se publicou na página web da revista Journal of Epidemiology & Comunity Health.

Estabelecer uma hora para deitar aos meninos

A investigação se baseou nos dados recolhidos após entrevistar aos professores de meninos sobre a conduta dos mesmos, comprovando que os que não tinham uns hábitos de sonho tendiam a comportar-se pior no colégio.

A equipa dirigida por Kelly estudou os dados recolhidos de 11.178 meninos britânicos nascidos entre 2000 e 2002. Além disso se entrevistou aos pais dos pequenos sobre os seus hábitos de sonho bem como sobre o seu comportamento em casa. Após a reunião com os progenitores, os científicos deixaram fosse da mostra aos menores com transtorno de déficit de atenção ou um transtorno do espectro autista.

Os resultados do estudo foram muito reveladores. Se comprovou que quase o 20% dos meninos de três anos, um 9% dos de 5 anos e um 8% dos de 7 anos não deitava-se nunca ou quase nunca à mesma hora. Isto se traduzia numas piores pontuações de conduta que o resto dos seus companheiros, apreciando-se que a falta de sonho afetava à sua felicidade e ao seu comportamento com as pessoas que os rodeavam.

Os investigadores comandados por Kelly explicaram as vantagens para os meninos de levar uma rotina em relação aos hábitos de sonho. “Quando os meninos aconteceram de ter um horário não habitual a uma hora regular para deitar-se no seguinte inquérito, as suas pontuações de comportamento tinham melhorado “, explicaram. Para a diretora do estudo, estes resultados são “encorajadores” uma vez que  “mostra que os pais podem fazer mudanças para afetar o comportamento do seu filho”. Kelly recomenda que os pais evitem que os seus pequenos vejam a televisão e lhes anima a incluir um conto na rotina de sonho.

Desde Pikolin consideramos fundamental que os menores da casa desfrutem de um descanso reparador para desfrutar do dia com toda a vitalidade. Para isso oferecemos a nossa amplia gama de colchões e travesseiros desenhados especialmente para meninos.