Saúde mental e descanso, uma relação bidireccional

A falta de descanso afeta à sensibilidade e o stress

Enquanto dormimos, o nosso cérebro acontece por diferentes períodos que se repetem em ciclos de 90 minutos. Cada uma destas fases é fundamental para que o nosso organismo – coração, cérebro, músculos, pele, círculação, etc.- se beneficie delas. Não é por isso de estranhar que a interrupção continuada destes processos afete à nossa saúde, sendo o nosso cérebro um dos mais prejudicados.

As interrupções prematuras do sonho alteram os níveis de produção dos neurotransmissores e do cortisol , o hormônio do stress. Por isso, se esta situação se repete com frequência, o pensamento e a estabilidade emocional podem verse afetados.

Estas complicações durante o descanso se denominam transtornos do sonho e os mais comuns são os seguintes:

  • A insônia, que se define como a dificuldade para conciliar o sonho.
  • A apnéia do sonho , ou seja, uma obstrução física nas vias respiratórias que ocasiona constantes interrupções do sonho.
  • Diversos síndromes de movimentos que interferem no descanso profundo.
  • A narcolepsia, que se caracteriza pela sonolência e os repentinos ataques de sonho.

A relação entre transtornos do sonho e saúde mental é bidireccional

O sonho e a saúde mental estão mais relacionados entre sim do que se achava faz alguns anos. A insônia é, por exemplo, um sintoma comum em muitas doenças. Segundo um estudo publicado na revista Biological Psychology, o 50% das pessoas que o padecem, sofrem alguma doença mental.

  • Depressão. Se estima que, de todos os pacientes com depressão, entre 65% e o 90% dos adultos e o 90% dos meninos padece de algum transtorno de sonho. A maior parte deste grupo sofre de insônia, e um de cada cinco, de apnéia do sonho .
  • Transtorno bipolar. Quem padecem desta doença acostumam experimentar alterações do sonho antes ou depois de um episódio. Dependendo do seu estado anímico, podem sentir uma menor necessidade de sonho ou, pelo contrário, umas vontades excessivas de dormir, insônia ou cansaço extremo ainda depois de dormir.
  • Transtornos de ansiedade. A insônia também aflige às pessoas que sofrem de transtornos de stress postraumático, obsessivo-compulsivo, de pânico e de fobias.

A importância de cuidar o seu sonho

É habitual que ao detectar um transtorno no sonho se diagnostiquem outras patologias, uma vez que é o primeiro que afeta. Por isso, é importante consultar com um profissional se sofres algum problema de sonho, independentemente de qual seja a causa.

Como medida preventiva, é muito recomendável cuidar os nossos hábitos de vida: uma dieta equilibrada, uns horários regulares, um pouco de exercício e dedicar as últimas horas do dia a atividades mais relaxadas, podem contribuir a aliviar consideravelmente os sintomas.

E algo que muitas vezes não pensamos, nos nossos colchões, contar com o equipa de descanso mais adequado às suas necessidades e, em perfeito estado, ajudarão a garantir a correta qualidade do sonho cada noite. Por isso trabalha Pikolin dia a dia, porque cuidar dos seus sonhos é cuidar da sua saúde.