Sonhos que se convertem em vigília

sonambulismo

Sonambulismo. Se caracteriza pela existência de episódios motores repetidos durante o sonho.

O sonambulismo é um transtorno do sonho que, em algumas ocasiões, é mais conhecido pelo seu tratamento na ficção literária e cinematográfica, que pela sua repercussão e incidência na população. E é que o comportamento do sonâmbulo é, quando menos, surpreendente. Pode sentar-se na cama e realizar movimentos repetitivos como por exemplo esfregar-se os olhos, ou manusear a roupa. Pode sair da cama e caminhar ao redor do quarto ou da casa, com os olhos abertos e com o nível de alerta suficiente para evitar os objetos que se encontrem no seu caminho.

A caraterística essencial do sonambulismo, em definitiva, é a existência de episódios repetidos de comportamentos motores complexos, que se iniciam durante o sonho. Os funcionamento cognitivo do sonâmbulo e a sua capacidade de julgamento estão muito alterados. Este transtorno se produz habitualmente durante o período IV do sonho não REM, na fase profunda do sonho, quando a pessoa está dormida.

Nos meninos.

O sonambulismo é mais frequente entre os meninos, nos que se manifesta de um modo tranquilo que não acarreta nenhuma consequência grave para quem o padece e tende a desaparecer com a idade. Este problema alcança a sua maior frequência aos 11 anos.

Se calcula que um 40% das pessoas tiveram na sua infância algum episódio de sonambulismo, segundo fontes da Associação Espanhola do Sonho (Asenarco), mas poucas são sonâmbulas na idade adulta. A imensa maioria das vezes se dá em meninos sanos e não é preocupante, já que desaparece de forma natural à medida que o menino cresce em torno dos 12 ou 15 anos. Este facto sugere aos especialistas do sonho que possa estar relacionado com o próprio desenvolvimento do indivíduo.

Deste modo, tantos os terrores noturnos como o sonambulismo podem refletir períodos de crescimento nas que o cérebro ainda é imaturo e, por isso, o menino tem dificuldade para sair completamente do sonho profundo e acordar-se, produzindo-se um acordar que poderia considerar-se incompleto.

Frente ao sonambulismo plácido dos meninos, o dos adultos sim acarreta uma conduta problemática, uma vez que se acompanha com frequência de condutas físicas vigorosas ou violentas, que podem produzir lesões à pessoa que o padece. Enquanto que o menino sonâmbulo não acostuma lembrar nenhum dos sonhos que acompanharam ao sonambulismo, os adultos sim acostumam lembrar o conteúdo dos seus sonhos e estes são de natureza violenta em algumas ocasiões. Sonham com situações limite que convidam a escapar e, por isso, se acordam de forma abrupta.

Mais informação sobre este e outros transtornos: www.asenarco.es.