Tens saudades os seus colchões em férias?

Em breve chegará o Natal, período no que tradicionalmente desfrutamos de mais períodos de férias junto com a época de verão. É muito provável que durante estes dias mudemos de lugar no que dormimos, já seja porque estamos num hotel ou similar ou porque estejamos em casa de algum familiar. De maneira inexorável o nosso corpo está habituado aos nossos colchões e isso pode fazer algo mais difícil o sonho durante esses dias.

Descanso em férias

Aos 15 dias de ter mudado os colchões está demonstrado que o nosso corpo já tem como referência a nova cama, o conforto que proporciona.

Mudar os parâmetros de adaptabilidade, ventilação e provavelmente tamanho, é o que faz que nos podamos sentir algo raros e segundo a idade que tenhammos, pode que nos custe habituar-nos mais ou menos. Os corpos adultos acostumam ter maior memória. Por este motivo, os meninos se adaptarão e dormirão melhor durante as férias. Uma opção para melhorar o nosso conforto numa cama que não é a habitual é buscar um travesseiro adequado isso melhorará a qualidade global do sonho e é mais simples poder dispor de alguma alternativa que encaixe com a postura ao dormir. Por exemplo, a maioria dos hotéis conta com uma amplia carta de travesseiros que se adaptarão às necessidades de cada pessoa.

Para os casos nos que nos deslocamos a uma segunda residência é importante ter em mente que embora dormimos menos horas ali, o sonho de qualidade é igual de importante, por isso e tendo em conta nas épocas de férias é nas que desconectamos e descansamos mais, o sonho é uma parte fundamental de recuperação.

Conselhos para minimizar os problemas de descanso em férias

Outros detalhes que podemos ter em mente para melhorar a qualidade do nosso sonho durante as épocas de férias são os seguintes:

  • Jet lag: as viagens a países com fusos horários muito diferentes acostumam afetar ao nosso descanso. A recomendação é adaptar-nos o mais rápido possível ao ritmo do nosso país de destino.
  • Jantar leve: Os alimentos grasos, fritos ou elaborados podem provocar uma digestão pesada e dificultar o descanso. Por isso, é recomendável evitar-los antes de ir-nos a dormir.
  • Minimizar o álcool e o tabaco: O álcool, embora possa parecer que nos provoca sonho, fará que tenhammos um sonho fragmentado. Da sua parte, o tabaco tem na sua composição um excitante (a nicotina), algo que afetará ao nosso descanso.
Adaptarse al colchón es importante en vacaciones
  • Evitar o chá e o café: Ambas bebidas contam com teína e cafeína que são substâncias que estimulam o sistema nervoso e dificultam um sonho profundo.
  • Constância nos horários de sonho: Deitar-nos e levantar-nos sempre à mesma hora aproximadamente nos ajudará a descansar. Esta rotina ajuda ao nosso corpo a preparar-se para o sonho.
  • Respeitar os ritmos de descanso: O nosso corpo é o que sabe quantas horas precisa de dormir. Se comprovamos que não podemos dormir, é recomendável levantar-nos para evitar estar dando voltas pela cama.
  • Realizar exercício físico suave: A atividade física moderada nos ajudará a eliminar o stress. Isto contribuirá à melhoria do descanso. No entanto, é preciso ter cuidado de não realizar-lo antes de ir-nos a dormir. Pode resultar estimulante e afetar ao nosso sonho.
  • Manter o quarto nas condições ótimas de temperatura e o nível de umidade. Ambos são dois indicadores essenciais para que tenhammos um bom descanso. Teremos que ter o nosso quarto entre os 18 e os 20 graus e com um 60% de umidade para que o nosso descanso não se veja prejudicado com acordar-se em metade da noite ou dificuldade para conciliar o sonho.
  • Evitar a luz forte e os ruídos: A luz estimula a produção de substâncias no sistema nervoso que induzem o estado de vigília. Da sua parte, o ruído estimulará o nosso cérebro e nos impedirá ter um descanso profundo.
  • Usar roupa cômoda para dormir: A seda, o algodão e o linho minimizam a transpiração e melhoram o conforto. Recomendamos dormir com penhores destes materiais para favorecer o nosso descanso. Além disso, é necessário que não tenha elásticos que nos oprimam para não impedir a círculação sanguínea.O descanso é uma atividade vital fundamental durante a qual acontecem uma série de processos de recuperação. Desde Pikolin queremos transmitir a relevância do sonho e a sua relação com a saúde preventiva através da difusão de recomendações como a deste artigo.