Todos contra a osteoporoses

Todos contra a osteoporoses

Pikolin, marca líder no setor do descanso, apresentou em junho deste ano a campanha “Colchões Solidários” da mão da atriz Carolina Cerezuela e da sua mãe Josefa Gil. A assinatura, mantendo seu assine compromisso de promover a saúde, se uniu, nesta ocasião, com a Associação Espanhola contra a Osteoporoses para informar e conscientizar da importância da prevenção na luta contra esta doença.

O 35% da população feminina a partir dos 50 anos está afetada de osteoporoses e, a partir dos 60 anos, o 50% poderia estar-lo. Em total, três milhões de pessoas padecem esta doença em Espanha, a maior parte das quais são mulheres. Mas só um 10% das afetadas estão diagnosticadas.

O aumento no número de pacientes sofrido nos últimos 20 anos supôs um aumento do 54% no número de fraturas ocasionadas por esta patologia. No caso das mulheres este aumento se cifra num 64%. Em média, o risco de sofrer uma fratura osteoporótica para uma mulher ao longo da sua vida é do 40%.

A osteoporoses não apresenta uma sintomatologia concreta, até que se produz uma fratura. No caso de suspeita, o mais conveniente é comparecer ao médico. A doença acostuma detectar-se através de uma densitometría, que mede a massa óssea e permite realizar um diagnóstico precoce da doença.

A menopausa, principal fator de risco

A menopausa e a osteoporoses são duas alterações que acostumam ir da mão. Influi o facto de que tenha havido alterações por falta de estrogênios, algo que acontece nas mulheres que têm problemas de menstruação. Assim o comenta o doutor Santiago Palacios, ginecologista e diretor do Instituto Palacios de Saúde e Medicina da Mulher, que participou no XXXI Congresso Nacional da Sociedade Espanhola de Obstetrícia e Ginecologia, onde se falou da melhoria dos produtos que servem para prevenir as fraturas osteoporóticas.

Os tratamentos que há no mercado hoje em dia reduzem num 50% o risco de ter uma fratura osteoporótica, pelo que são rentáveis em relação custo-efetividade. Além disso, os remédios são muito seguros e oferecem muito bons resultados.

Os alimentos que mais quantidade de cálcio contêm são os lácteos, os pescados azuis e os frutos secos e são muito bons para prevenir a osteoporoses. Se recomendam umas três rações ao dia. Cada idade e situação pessoal tem umas necessidades específicas de cálcio. Efeito fundamental no período postmenopáusico com o objeto de conservar a massa óssea.

O exercício é bom para prevenir a osteoporoses. Para cada pessoa há um tipo de exercício físico adequado. Assim, há práticas especialmente recomendadas pela Associação Espanhola contra a Osteoporoses para as pessoas que sofrem esta doença e se podem realizar tanto de pé, como tombado, ajoelhado ou sentado. Também devem ter-se em conta as corretas normas posturais à hora de realizar as atividades diárias, evitando sacudidas, golpes e torções excessivas.

Um entorno seguro no lar e a máxima precaução na rua, bem como uma correta educação postural, são necessários para evitar as fraturas. É preciso saber como levantar-se, como sentar-se, como carregar com objetos pesados ou inclusive como dormir, entre outras atividades quotidianas.

Carolina Cerezuela fue imagen de la campaña junto a su madre

Projetos solidários de Pikolin

Pikolin desenvolveu a campanha propagandista baseada na cumplicidade entre mães e filhas e na que prima conscientizar à sociedade da necessária prevenção da osteoporoses. Deste modo, Pikolin colabora transmitindo uma mensagem positiva na difusão de bons hábitos para as pessoas afetadas por esta doença.

Pikolin Solidário é o programa que luta contra doenças de grande alcance social e que afetam à saúde. Deste modo, Pikolin desenvolveu durante quatro anos uma importante campanha de conscientização sobre a importância da prevenção no cancro de mamãe, doando uma parte das suas vendas a esta causa. Este cancro afeta a 1 de cada 8 mulheres no nosso país. Sonsoles Suárez foi a porta-voz da ação desenvolvida junto com a Associação Espanhola contra o Cancro. (www.pikolincontraelcancer.com)

Além disso, durante três anos consecutivos, Pikolin realizou uma extensa campanha pela Saúde Acústica para conscientizar à população de que uma noite sem ruído é um dia com saúde.

Também podes consultar o programa completo de AECOS para comemorar o Dia Mundial contra a osteoporoses.

Consulta o programa da AECOS para o dia mundial contra a osteoporoses.