Trastornos do sonho infantil: Como combatirlos?

Porque o meu filho tem pesadelos?

Quando são pequenos os meninos não estão acostumados a dormir sós. Por isso qualquer alteração durante o seu dia pode supor um pesadelo ou terror noturno. Para que este não suceda, o primeiro e fundamental é conhecer como combater estes hábitos que alteram o seu descanso, e por conseguinte, o nosso.

O doutor Eduard Estivill, especialista Europeu em Medicina do Sonho , esclarece que os sonhos são  uma mistura de informação e emoções no cérebro “quando  esta se combina de forma aleatória e une coisas do passado, do presente, vividas e imaginadas sem coerência nem explicação”.

Sejamos conscientes ou não do que sonhámos, todos o fazemos. É parte do descanso. Assim mesmo, se produzem os pesadelos quando a principal destas emoções é a ansiedade. Por isso, como pais devemos de ser capaz de transmitir tranquilidade, para que o descanso dos nossos filhos seja o mais satisfatório possível.

Tantos os pesadelos como os transtornos do sonho, não supõem nenhum tipo problema mas sim que poderia gerar ao menino um temor a dormir.  Para evitar que isto suceda é preciso ensinar ao bebé a que se controle. Algumas pautas:

  1. Acalmar ao bebé subtraindo importância ao sucedido. No caso de que fizessem falta, não dar muitas explicações.
  2. Foi um mal sonho. Assim conseguiremos que o menino se adormeça só, com o objetivo final de que aprenda a voltar a dormir sem que os pais.
  3. Se os meninos estão alterados, combina acalmar-lhes com um copo de água, e uma vez acalmados, se pode deixar uma luz acesa fosse do quarto para que se voltem a dormir.

Apesar de que tendemos a confundir-los, os terrores noturnos e os pesadelos não são o mesmo. Existe uma diferença chave, os meninos não se acostumam acordar durante os terrores noturnos que sucedem ao longo da noite. No caso de que sejamos conscientes de que o menino está acontecendo por  um episódio destes, não combina acordar-lhe, tão só é preciso assegurar-nos que está bem, não cai da cama e não sofreu nenhum dano.

Estas alterações no descanso acostumam habituais entre os 4 e 12 anos, uma vez entrada a adolescência estes diminuem de maneira notável. Sendo mais frequentes em meninas que em meninos.

Em Pikolin trabalhamos para garantir a qualidade do descanso dos nossos clientes e a sua família, por isso achamos fundamental informar e combater as possíveis causas que impeçam desfrutar cada dia de um sonho reparador.