Tudo o que deves saber sobre o descanso

Os tais e boatos estão ao ordem do dia, também no que ao descanso e o sonho respeita. Existem crenças comuns e difundidas desde faz tempo, que não sempre se assemelham do todo à realidade. Por isso, queremos esclarecer certas perguntas que os nossos clientes nos realizam com frequência nos nossos pontos de venda.

Uns colchões duros é o melhor para as costas

Preferência de colchões segundo os países

Embora seja surpreendente, existem gostos de descanso por países. Sem ir-nos a outros continentes, os nossos vizinhos portugueses querem colchões especialmente assines, enquanto que os franceses preferem uma acolhida mais envolvente. Sim há um consenso no corpo médico ao a respeito de que uma equipa de firmeza meia é mais benéfico para a coluna.

Firmeza sim, dureza não

Uns colchões duros efeito tão pouca recomendável para as costas como um fraco. A fórmula ideal é contar com um núcleo de cais como Normablock de Pikolin, Bultex ou outra espumación o suficientemente assine como para manter as costas na sua posição natural durante o descanso noturno; e além disso uns colchões que facilitem a acolhida com um contato superficial agradável. Uns colchões deveria ser assine e suave a um tempo. E isso, não só é possível, senão que deveria ser inegociável.

Os somieres não são importantes

Importa a grossura dos colchões?

No nosso país se preferem os colchões grossos com muitas capas de firmeza e conforto – por certo que este é um gosto mais americano que centroeuropeo -, pelo que um somier simples fica eclipsado perante tanta amortiguación.

Fujamos das generalizações

Há somieres… e somieres. Os de gama mais alta contam com muitas lâminas, muito estreitas e muito juntas. Neste caso o somier assume até ao 20% do esforço mecânico de toda a equipa de descanso, especialmente nos episódios nos que o dormente se move durante a noite por mudanças de postura. Inclusive em colchões muito grossos. Para convencer-nos bruta fazer uma prova tão simples como provar uns colchões sobre uma base atapetada rígida e depois sobre um somier. Insistimos: um somier de qualidade. Lâminas de haja flexíveis e com durabilidade.

É preciso dormir pelo menos oito horas?

As horas de descanso dependem da idade

Dedicar uma quantidade suficiente de tempo é uma boa medida que nos ajuda a ter um descanso saudável. Segundo estudos qualificados, os adultos entre 18 e 64 anos de idade deveriam dormir entre 7 e 9 horas cada dia, enquanto que os meninos deveriam dormir entre 10 e 13 e os bebés dormem até 17 horas diárias.

Qualidade melhor que quantidade

A quantidade por sim só não é suficiente. Adicionalmente ao facto de que quantos maiores somos, menos necessidade de horas de sonho precisamos de, há outros muitos fatores que entram na fórmula do descanso perfeito: um horário regular e sem variações, corretos hábitos alimentares especialmente durante a noite  e uma roupa de cama que não nos de calor são somente alguns deles. E certamente, contar com uma adequada equipa de descanso.

Os travesseiros se podem lavar?

A importância da higiene do seu travesseiro

Se a higiene nuns colchões é uma questão muito importante, no caso do travesseiro é ainda mais premente que se tenham em conta uma série de medidas bem presentes. Mas olho: não todas se podem lavar.

Que partes se podem lavar?

Capas, protetores e cobertas de travesseiro são elementos que estão desenhados para um lavado habitual. Dependendo das caraterísticas do dormente, especialmente no tocante a transpiração na zona de cabeça, efeito muito recomendável o seu lavado uma vez por semana. Ter separados de capa interior para substituir à que se está lavando é uma boa idéia. Quanto ao corpo do travesseiro, o habitual é que não sejam laváveis, o ideal é ler o etiquetado as instruções de lavado e manutenção.

Importante: o prazo de substituição recomendável para os travesseiros é dentre um ano e dois; a sua saúde te o agradecerá.