Um dia para celebrar a vida


https://www.pikolin.com/es/blog/wp-content/uploads/2011/10/diacancer1.jpg
Exame. Notar cantos duros no peito é um dos sintomas do cancro de mama..

A palavra ‘mamografia’ encerra significados muito diferentes para cada mulher. Algumas a veem como um sinônimo de tranquilidade, enquanto que outras sentem uma grande angústia ao escutar-la por temor a que uma simples revisão acabe na deteção de um cancro de mama.

Fazer desaparecer esse medo é, precisamente, o primeiro objetivo do Dia Mundial contra o Cancro de Mama, que se celebrará a próxima quarta-feira, como cada 19 de outubro.Porque um diagnóstico precoce desta doença, que afeta a uma de cada oito mulheres em Espanha, acarreta quase o 100% de probabilidades de que seja vencido.

A prevenção e o autocontrole são as vias mais eficazes para detectar esta doença a tempo. Explorar-se a zona mamária, comparecer ao ginecologista uma vez ao ano e sobre tudo fazer-se mamografias de forma periódica são procedimentos imprescindíveis para detectar o cancro e poder vencer-lo.De facto, se recomenda que as mulheres de mais de 45 anos se façam uma mamografia cada um ou dois anos, bem como as mulheres mais jovens com fatores de risco elevado como o genético.

Diagnóstico e tratamento.

O cancro de mama é um tumor maligno que se origina no tecido da glándula mamária e que tem capacidade para invadir os tecidos sanos de ao redor e para alcançar órgãos afastados e implantar-se neles. Por isso, uma deteção precoce é básica para tratar-lo antes que se adira e estenda.

A mamografia, que é uma radiografia especial das mamas, permite detectar essas células tumorales com dose muito baixas de radiação (0,1 a 0,2cGy por radiografia) inclusive quando apenas têm estendido.

Em algumas ocasiões, esta prova pode resultar algo molesta porque a máquina exerce pressão sobre a mama para poder tomar uma imagem de maior qualidade, mas em nenhum casoé dolorosa. Se acostumam realizam duas projeções por cada peito e se se detecta uma imagem suspeita, se confirmará o diagnóstico com uma ecografia, ressonância ou biópsia.

Na luta contra esta doença, é imprescindível que todas as mulheres, as que a padecem e as que não, sejam conscientes de que não há cura sem diagnóstico. E um dos melhores métodos para conscientizar à população feminina são as campanhas de prevenção e apoio.

Por isso, Pikolin desenvolveu durante quatro anos uma importante campanha de conscientização sobre a importância da prevenção no cancro de mama, doando uma parte das vendas de um dos seus produtos, os Colchões Solidários, a esta causa. Sonsoles Suárez foi a porta-voz da ação desenvolvida junto com a Associação Espanhola contra o Cancro.

O apoio psicológico, fundamental.

A maioria de mulheres que padecemcancro de mama acontecem por um período de adaptação. Assumir uma doença destas caraterísticas é um dos processos mais difíceis do cancro, tanto para as afetadas como para seus familiares. Às vezes, uma mulher se vê sem forças para sair adiante por sim mesma. É então quando é preciso buscar a ajuda de um profissional. A Associação Espanhola Contra o Cancro (AECC) põe a disposição psicóloga que orientam à afetada e à sua família numa situação nova para eles.Para além de apoio psicológico, a AECC também põe a disposição do paciente um serviço gratuito de empréstimo de material ortoprotésico, proporciona assessoramento sobre próteses mamárias e informa acerca de muitas das ajudas sociais e económicas, que se concedem aos afetados.

Para mais informação, sepuede consultar a página web da associação: www.aecc.es

 

Descansar bem também pode ser solidário

Pikolin Solidário é o programa de compromisso social de Pikolin, cujo principal objetivo é lutar contra alguns problemas de saúde, através de campanhas para conscientizar à população  . Em 2007 e durante quatro anos, Pikolin Solidário buscava informar às mulheres sobre a importância na prevenção do cancro da mama.

Além disso, realizou campanhas de conscientização pela saúde acústica com o objetivo de reduzir o ruído e, mais recentemente, Pikolin se uniu à Associação Espanhola contra aOsteoporoses.
www.pikolincontraelcancer.com

Aponta-te à saúde

  • Dieta equilibrada. As dietas ricas em fibra, nas que abundam as frutas e verduras, ajudam a prevenir este e outros cancros, bem como muitas outras doenças. Pelo contrário, as mulheres que tomam muitas gorduras saturadas, especialmente as pré-menopáusicas, têm maiores possibilidades de padecer a doença, devido aosaltos níveis de estrogênios no tecido graso.
  • Evitar o álcool e o tabaco. O álcool é um fator de risco claro. De facto, as mulheres que consomem uma ou dois bebidas alcoólicas ao dia têm um 10% mais de probabilidades de padecer cancro de mama. Esse risco aumenta até um 30% entre as mulheres que tomam três ou mais bebidas ao dia. Fumar, sobre tudo durante a juventude, também aumenta as possibilidades.
  • Fazer exercício físico de forma regular. Cada vez há mais evidência de que a atividade física reduz o risco de cancro de mama, embora ainda não se sabe quantificar nem dizer quanto é preciso realizar para que a redução do risco seja evidente. Se aconselha passear, a passo rápido, pelo menos, duas horas por semana. É melhor realizar exercício aeróbico, como correr, nadar ou fazer bicicleta.