Vertigem na cama: sintomas e como evitá-la

Náusea, sensação de girar, desequilíbrio …. Se sofre ou alguma vez sofreu dos sintomas de vertigens, sabe como é desconfortável e muitas vezes incapacitante. E é um fenómeno muito comum, pois estima-se que 8 em cada 10 pessoas tenham sofrido de vertigens em algum momento das suas vidas. É muito comum, de facto, sofrer episódios na cama antes de ir dormir, o que torna muito difícil descansar. Neste posto damos-lhe as chaves para um sono fácil e de qualidade, livre de vertigens.

VERTIGENS NA CAMA: SINTOMAS

A primeira coisa que deve saber é que, embora os seus sintomas possam ser assustadores e realmente desconfortáveis, a vertigem não é normalmente grave. Em muitos casos, é causado por um movimento brusco, que pode até passar despercebido, e que provoca uma pequena mudança dentro do ouvido, dando origem ao que é conhecido como vertigem posicional benigna. Em qualquer caso, recomendamos-lhe que consulte o seu médico para excluir qualquer outra causa, especialmente se os episódios forem frequentes.

Os sinais de que pode estar a sofrer de vertigens na cama são os seguintes:

  • Sentir que o quarto está a girar à sua volta, quando na realidade está completamente imóvel, deitado no seu colchão.
  • Náuseas e/ou vómitos que acompanham o sintoma anterior.
  • Transpiração.
  • Palidez.
  • Perda de audição.
  • Ruído/anelar numa orelha.
  • Intolerância ao ruído.
  • Perda de equilíbrio ao tentar levantar-se.

É precisamente devido a este último sintoma de vertigem que não é aconselhável tentar sair da cama enquanto se sofre de vertigem, pois pode cair.

Escalera en espiral que da vértigo
Escadas em espiral

O QUE POSSO FAZER PARA ME VER LIVRE DA MINHA VERTIGEM

Se sofrer um episódio de vertigens, é importante que se deite ou se sente (se não for possível deitar-se) num lugar calmo e sem barulho. Feche os olhos e descanse durante alguns minutos, durante os quais os sintomas podem diminuir. Evite também luzes muito brilhantes, ler e, se tiver de se levantar, faça-o lentamente.

Se também sofreu de vertigens posicionais no passado, deve evitar movimentos bruscos, especialmente da cabeça, e passeios de feira. Além disso, se sofrer de ansiedade e/ou tensão arterial elevada, tente controlá-los para ajudar a reduzir os episódios de vertigens; e mantenha os seus ouvidos limpos sem excesso de cera dos ouvidos.

Em qualquer caso, é bom ser avaliado por um médico. Ele ou ela será capaz de identificar a causa dos seus sintomas, dar-lhe-á orientações adaptadas ao seu caso e poderá encaminhá-lo para o especialista apropriado se o considerar necessário (especialista em ouvidos, nariz e garganta, neurologista, etc.).

Vista de edificios que da vértigo
Vista de baixo de edifícios muito altos

COMO DEVE DORMIR UMA PESSOA COM VERTIGENS?

A primeira coisa que uma pessoa que sofre de vertigens deve tentar fazer é reduzir os seus níveis de ansiedade e stress. Isto porque elevados níveis de nervosismo, especialmente se persistirem com o tempo, podem encorajar o aparecimento de episódios de vertigem e, quando já apareceram, podem causar a sensação de vertigem a persistir com o tempo.

Mas mesmo assim, há uma série de recomendações para tornar o sono muito mais fácil se sofrer de vertigens. Deve ser feito preferencialmente nas costas, sem muito movimento (especialmente se for repentino), e numa almofada baixa (uma almofada alta pode aumentar as sensações de vertigens). Além disso, deve ser dada preferência à escuridão completa e devem ser evitadas luzes brilhantes na sala. É também aconselhável dormir num lugar completamente livre de ruído e não ler enquanto se sente vertigens.

Persona al borde de un edificio
Pessoa sentada na borda de um edifício, pernas suspensas no ar

QUAL COLCHÃO É MAIS ADEQUADO PARA PESSOAS QUE SOFREM DE VERTIGENS?

Se sofrer de vertigens, recomendamos a utilização de colchões de alta firmeza, que contribuem para uma sensação de ausência de movimento. Dormir sobre um colchão com menor firmeza ou muito acolchoado pode dar uma sensação de leveza, o que é muito agradável para algumas pessoas, mas não recomendado para aqueles que sofrem de vertigens frequentes.

Colchão de firmeza elevada - DRACO
Colchão de firmeza elevada – DRACO