Relação entre dormir e os problemas do coração

A relação entre o descanso e a boa saúde cardiovascular é cada vez mais evidente após os resultados de um estudo publicado em European Journal of Preventive Cardiology. Dormir pelo menos 7 horas diárias junto com uns hábitos de vida saudável, nos que se inclui a atividade física diária, a dieta equilibrada, beber com moderação e não fumar, de padecer doenças relacionadas com o coração e um 83% o risco de morte por dolências cardiovasculares.

Um mal sonho influi no desenvolvimento de doenças cardiovasculares

O curioso deste estudo é o aumento das percentagens quando os sujeitos dormiam pelo menos sete horas ao dia. “Um sonho reparador ajuda a diminuir a pressão arterial, melhoria a função endotelial e, em definitiva, é um fator mais a ter em conta para a prevenção das doenças cardiovasculares”, explica o Dr. Enrique Galve, presidente da seção de Risco Vascular e Reabilitação Cardiaca da Sociedade Espanhola de Cardiologia.

Por isso, os especialistas recomendam ter um descanso entre sete e nove horas, bem como uns hábitos saudáveis. Pelo contrário, dormir menos pode gerar uma maior incidência em problemas nutricionais como a obesidade e o sobrepeso, o colesterol, os triglicéridos e a hipertensão.

Este descanso deve realizar-se corretamente, uma vez que não só se refere à quantidade de horas de sonho, mas também com a qualidade do mesmo. Disto dependem a função endotelial, ou seja, a capacidade vasodilatadora de artérias e veias. Se esta função é deficiente há mais possibilidades de desenvolver problemas cardiovasculares. “ […] Os períodos de sonho não reparador podem ter graves consequências para a nossa saúde, entre elas, o desenvolvimento da doença cardiovascular”, aponta o doutor.

pikolin dormir y corazon

Dorme melhor

A Fundação Espanhola do Coração (FEC) oferece umas recomendações para dormir melhor:

  • Evitar estimulantes pela tarde (cafeína ou chocolate)
  • Uma alimentação leve antes de dormir
  • Exercício físico evitando as últimas horas do dia
  • Evitar consumir álcool quando se aproxime a hora de dormir
  • Horários constantes

Descansar depois de comer durante 20 ou 30 minutos ajuda também a recuperar forças, relaxar o corpo e descer a tensão arterial. Deitar a sesta melhoria a digestão e a saúde do nosso coração.

Desde Pikolin com este blog buscamos divulgar informação relevante para a saúde das pessoas, propondo os bons hábitos para desfrutar de uma saúde integral. Por isso, e ao fio desta recente publicação da Fundação Espanhola do Coração, queremos insistir na importância chave que tem o conseguir um sonho de qualidade e quantidade, reparador e que além disso, reduzirá o risco de padecer doenças cardiovasculares no futuro.

Pikolin pomos todo o nosso empenho na pesquisa e investigação da última tecnologia para aplicar-lo aos nossos colchões e conseguir o melhor descanso para as pessoas, melhorando a sua saúde.