Prefere dormir num quarto pintado de amarelo vivo ou num quarto com paredes azul claro? Temos uma resposta clara! As cores desempenham um papel fundamental no nosso estado de espírito e no nosso descanso. As mais claras convidam-nos a relaxar e a dormir, e as mais brilhantes acordam-nos e enchem-nos de energia.
Aqui estão as 8 melhores cores para decorar quartos de dormir para adultos!
AS CORES TRANQUILIZANTES TÊM UM EFEITO SOBRE A QUALIDADE DO MEU SONO?
As cores que usamos no nosso quarto têm definitivamente um grande efeito sobre a qualidade do nosso sono. Afinal, para adormecermos rápida e profundamente, os nossos cérebros precisam de estar calmos, para se sentirem fora de perigo. É por isso que recomendamos sempre evitar práticas ou actividades estimulantes imediatamente antes de ir dormir, tais como exercício, comer uma grande refeição ou beber café.
E as cores que os nossos olhos vêem antes de irmos dormir também têm um efeito poderoso no nosso cérebro. Devemos optar por cores que transmitam paz e evitar todas aquelas que se activam. Desta forma, não só adormeceremos mais rapidamente, como também teremos uma melhor noite de descanso.

COMO É QUE AS CORES AFECTAM O MEU HUMOR E BEM-ESTAR?
A relação entre cor e humor foi provada: não se sente melhor quando entra numa sala bem iluminada e colorida do que quando entra numa sala escura e sombria? Temos também a certeza de que nem sempre se veste de cores vivas e que há dias em que só se tem vontade de usar preto, por exemplo.
A ciência tem vindo a estudar esta relação entre a cor e as emoções há décadas, e tem verificado consistentemente que a cor tem um impacto na forma como nos sentimos, pensamos e agimos. De facto, a psicologia da cor é constantemente utilizada no mundo do marketing para gerar certas reacções nos consumidores. Falamos-vos do efeito das cores principais:
- Azul: Acalma e alivia como nenhum outro. No entanto, tente combiná-lo com outras cores relaxantes, como o branco. Um quarto azul como um todo pode parecer frio e pouco acolhedor.
- Verde: Dá um ar refrescante que a sua mente vai adorar. Combina perfeitamente com brancos, azuis e amarelos.
- Amarelo: Uma cor energética como nenhuma outra, tende a activar o nosso cérebro e a encher-nos de vitalidade. Por isso, no quarto de dormir é melhor usá-lo em tons claros ou em pequenos detalhes decorativos.
- Lilás: Combinado com tons frios, pode convidar à introspecção e à meditação. Se o combinarmos com tons quentes, terá o efeito oposto, e encher-nos-á de energia.
- Vermelho: A cor da paixão não é o melhor aliado para relaxar a mente. Pelo contrário, estimula-a. Por esta razão, não é recomendado incluí-la generosamente no quarto de dormir.
- Laranja: Demasiado laranja num quarto pode ser avassalador. E, se for incluída na decoração com moderação, é uma cor enérgica que enche o quarto de vitalidade. É melhor não arriscar incluí-lo no quarto de dormir.

CORES MAIS RELAXANTES PARA OS QUARTOS DE DORMIR
Se procura as cores mais relaxantes para o seu quarto, o azul toma o pódio, seguido do amarelo e do verde (sempre a falar de tons claros). Outras cores que não lhe farão mal são branco, bege, prateado, madeira macia e rosa claro. Para um descanso perfeito, pinte as paredes com uma destas cores, mas também escolha mobiliário e acessórios de cama nestes tons.
Por outro lado, deve evitar qualquer cor estridente, como tons brilhantes de vermelho, laranja, amarelo ou cor-de-rosa. Em vez de o relaxarem, reduzem a sua sensação de fadiga e activam o seu cérebro!

COMO POSSO COMBINAR CORES SUAVES COM A ILUMINAÇÃO CERTA NO MEU QUARTO PARA CRIAR UMA ATMOSFERA RELAXANTE?
Se queremos realmente uma noite de sono perfeita, não podemos apenas cuidar da cor das paredes e do mobiliário do nosso quarto. A luz é igualmente importante!
- As janelas no quarto de dormir são extremamente importantes. Por um lado, permitem-nos ventilar e melhorar a qualidade do ar (um ponto chave para o descanso) e, por outro lado, permitem-nos encher o nosso quarto com luz natural durante o dia. A luz natural amplia os espaços, reduz a fadiga visual, o stress e a ansiedade e, por conseguinte, dá-nos paz de espírito e descanso. Se puder, opte por grandes janelas no seu quarto e não as cubra com cortinas grossas durante o dia… Deixe a luz entrar livremente!
- Mas não se esqueça das cortinas boas. A luz é maravilhosa durante o dia, mas, quando queremos dormir, não ajuda em nada. A luz envia sinais de aviso ao cérebro, e para ter uma boa noite de descanso, é preciso procurar exactamente o contrário. É por isso que é importante dormir na escuridão absoluta (para que quando se está deitado não se consiga sequer ver o contorno dos móveis no quarto).
- Neste sentido, a temperatura das lâmpadas no seu quarto é também importante. É melhor se estiver quente e fraca, para convidar o nosso cérebro a relaxar, a descansar, a descansar. As luzes em tons frios, por outro lado, aumentam a produtividade e a actividade, razão pela qual são ideais para os espaços de trabalho.
