O que é um topper, sobrecolchão ou colchonete?

Quando falamos em acessórios de cama, geralmente pensamos em almofadasedredõeslençóis ou até mesmo protetores. Mas quem se lembra dos toppers? Sabe o que é um topper e para que serve? Trata-se de um acessório, também chamado de sobrecolchão ou colchonete,, que pode melhorar incrivelmente o conforto da sua cama… Contamos-lhe tudo o que precisa saber sobre o topper neste post!

Se quiser ter a certeza de que escolhe o topper perfeito para si, nós telefonamos-lhe!

PARA QUE SERVE O TOPPER?

Por se tratar de uma espécie de colchão fino (normalmente entre 4 e 10 cm de altura) que é colocado em cima do colchão, o topper apresenta os seguintes benefícios:

  • Protege o colchão da sujidade: Com o topper, obterá uma camada extra, mais ou menos grossa, entre o colchão, a roupa de cama e o seu corpo. Todos sabemos que não é fácil remover as manchas de um colchão e tê-lo bem protegido permitirá que durma (e até tome o pequeno-almoço na cama) com muito mais tranquilidade. Além disso, pode ser complementado com outros acessórios de proteção como protetores e capas de colchão!
  • Evita o desgaste do colchão: Ao mesmo tempo que serve como barreira para líquidos e sujidade de todos os tipos, o topper evita que o colchão se risque, afunde ou fique danificado, prolongando a sua vida útil por muito mais tempo.
  • Torna o sono muito mais confortável: É o seu melhor amigo caso tenha um colchão um pouco duro, pois torná-lo-á muito mais confortável e muito mais macio. Assim, pode personalizar facilmente o seu colchão, bastando para isso escolher um topper com a firmeza que procura.

UM TOPPER É O MESMO QUE UMA CAPA DE COLCHÃO?

Não. Topper, sinónimo de sobrecolchão, não é o mesmo que capa de colchão, sinónimo de protetor.

Enquanto o topper tem entre 4 e 10 cm de espessura, o protetor é um complemento bem mais fino, que cobre parcial ou totalmente o colchão e cuja função é, simplesmente, protegê-lo da sujidade e micro-organismos nocivos à saúde. O topper, como já vimos, também acrescenta uma grande dose de conforto, podendo personalizar a firmeza do seu colchão ou até mesmo deixá-lo como novo.

QUE TIPOS DE TOPPER EXISTEM?

Distinguimos principalmente 4 tipos de topper. Dependendo das suas circunstâncias, dará preferência a um ou a outro:

  • Topper de fibra: É macio e agradável ao toque e muito respirável, perfeito para quem costuma transpirar na cama. Além disso, são geralmente totalmente laváveis na máquina. E, habitualmente, é o mais barato!
  • Topper de penas: Perfeito se for um fã do natural. É altamente respirável, muito macio e delicado ao toque, proporcionando um descanso cheio de conforto. Claro que terá de agitá-lo de vez em quando para que as penas não fiquem comprimidas.
  • Topper viscoelástico: A sua principal vantagem? Certamente é o melhor se desejar personalizar a firmeza do seu colchão. Há uns mais duros, outros mais macios… e adaptam-se perfeitamente à forma do seu corpo. Regra geral, também pode lavar a capa.
  • Topper de látex: Respirável, hipoalergénico e duradouro. Na verdade, é considerado o topper mais duradouro do mercado, pois o látex é extremamente fácil de recuperar a sua forma original várias vezes, evitando que o produto afunde num dos seus lados.

Sem dúvida, o topper é um acessório de cama que merece ser levado em consideração, não acha?