Quanto é preciso dormir? Se acumula o sonho?

Recuperar o sonho acumulado   é possível?

Cansado? Todos conhecemos essa sensação: estamos irritáveis atordoados e incrivelmente preguiçosos. É possível que não dormisses o suficiente pelas noites ou… as últimas noites. Mas,   quanto é “o suficiente sonho”? E o que é mais importante,   se pode recuperar alguma vez

Embora os científicos ainda debatem acerca da função de dormir, temos claro que é necessário para funcionar com eficiência. Depois de todo, acontecemos aproximadamente 24 anos das nossas vidas dormindo. É muito mais que importante!

Para comprovar quantas horas de sonho são mais ou menos necessárias, os investigadores trabalharam com grupos de pessoas aos que atribuíram quatro, seis e oito horas de sonho. Depois de 14 dias, os que dormiam oito horas mostravam poucos lapsos de atenção ou problemas cognitivos. No entanto, aqueles com quatro ou seis horas de sonho mostravam uma piora constante.

Depois de duas semanas, o grupo de seis horas mostrava um tempo de reação similar ao de uma pessoa com uma concentração de álcool em sangue do 0,10%, o que se considera legalmente bêbedo. Os que dormiam quatro horas sofriam ainda mais, ficando durante as suas provas cognitivas. Em ambos grupos, a função cerebral diminuía dia após dia.

Os científicos denominaram a este efeito acumulativo “dívida de sonho”. Mas…   podemos recuperar-nos dessa dívida “”? Depois de uma ou duas noites dormindo pouco, os estudos demonstram que o corpo e o cérebro podem recuperar-se plenamente com algumas noites de bom sonho. No entanto, com uma carência de sonho da escala de semanas a meses, a recuperação da função cognitiva é muito mais lenta, precisando de muitas mais noites de sonho de qualidade.

Se a escala de tempo é de meses a anos, se desconhece se é possível consertar completamente a função cerebral. Paradoxalmente, com uma carência de sonho crônico, a sonolência se estabiliza, o que significa que cada vez és menos consciente da sua disfunção.

Quanto deverias dormir?

A maioria dos estudos tendem a mostrar que 7-8 horas de sonho é o meio ideal para os humanos. Para além dos problemas cognitivos, os indivíduos que constantemente dormem menos de 7 horas pelas noites, têm um maior risco de doenças cardiovasculares, obesidade e diabetes. E um 12% mais de possibilidades de morrer.

Por outro lado, dormir mais de 8 horas também acarreta um maior risco de doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes,   e uma mortalidade um 30% maior!

No entanto, nestes temas não devemos acontecer por alto a genética e idade. No estudo se comprovou que havia indivíduos aos que não lhes afeto dormir tão só 6 horas, a estes se lhes encontrou uma mutação num gene específico. Efeito que as pessoas que dormem pouco têm sessões de sonho biologicamente mais intensas.

É importante saber que devemos dormir entre 7-8 horas, mas deixa que o seu corpo e o seu cérebro te ajudem a averiguar as suas próprias necesidades. No entanto, para assegurar a qualidade do seu sonho é fundamental contar com uma boa equipa de descanso: somier, travesseiro e colchão só assim garantirás que o tempo invertido seja biologicamente produtivo.