Usas o móvel antes de dormir? – Cuidado!

Porquê não deves usar o móvel antes de dormir

És dos que não solto o móvel nem para ir a dormir? Pois bem, diversos estudos demonstraram que interagir com dispositivos eletrónicos antes de deitar-se provoca insônia crônica. A insônia tecnológica é já a patologia do século XXI. A voragem da informação e a luminiscencia do ecrã são os causadores.

Efeito paradoxal, verdade? E é que muitos de nós utilizamos o móvel como desconexão, preparando-nos já para ir-nos a dormir. Mas   por que quando mais precisamos de desconectar recorremos ao que mais enganchados nos tem? A tecnologia é já uma extensão do nosso corpo e os especialistas advertem de que por este caminho de dependência virtual estamos prejudicando gravemente a nossa saúde.

Tens também o móvel perto da cama? “O uso de acordado” ou “por se há uma emergência” são algumas das escusas que buscamos para explicar este facto. No entanto, tenhammos ou não uma razão, devemos saber que este costume está alterando a qualidade do nosso sonho.

Mais que um simples desvelo

O problema da insônia tecnológica é já, para alguns especialistas, a patologia do século XXI. Um estudo recente publicado na prestigiosa revista científica PNAS alerta da capacidade destes dispositivos de hiperalterar o cérebro. Ou seja, que emitem informação de maneira compulsiva e o nosso olho se vê obrigado a assimilar-la a um ritmo frenético. Portanto, o nosso cérebro continua com uma alta atividade.

Há quem usam como argumento que o móvel lhes distrai e lhes ajuda a cair rendidos cada noite. No entanto, para adormecer-se o nosso corpo deve liberar melatonina, o hormônio inductora do sonho; e esta só se produz se criamos um entorno propicio para isso: escuridão, silêncio, corpo relaxado, pálpebras fechadas…

Ecrãs nocivos

A luminiscencia do ecrã é o segundo fator que luta contra o nosso descanso. O uso de qualquer dispositivo emissor de luz acaba por atrasar a conciliação do sonho e retarda a fase REM  – a mais profunda e reparadora -.

Te ganha a partida o cansaço pelas manhãs? Já conheces os culpados. A Fundação Nacional do Sonho dos Estados Unidos demonstrou, através de um inquérito, que o chat é a atividade mais frequente quando estamos em horizontal. Um 20% realiza esta atividade praticamente cada noite e um 69,5% deles são menores de 30 anos. O inquérito emitiu um dado preocupante, esta vez, em relação com a interferência do som: em torno de um 16% dos indagados admitiu que acordava-se durante a noite por causa dos sons do telefone. Que preço estamos dispostos a pagar por estar conectados?

Conselhos para a utilização do móvel durante a noite:

  • O melhor: não utilizes o telemóvel ou qualquer tecnologia em entornos de pouca luz.
  • 1 hora de desconexão: apaga todos os aparelhos uma hora perante de deitar-te.
  • Modo silêncio: se não podes apagar o móvel, põe-o em silêncio. Ou melhor, põe o modo avião.
  • Distância considerável: mantém os aparelhos a uns 2 ou 3 metros da cama. E se é possível, noutro quarto.
  • Menos brilho: adecua sempre o brilho do seu ecrã com o entorno lumínico no que te encontres.
  • Hora de ler: muitos aproveitar o rato de ir-se à cama para ler. Renúncia às tablets e opta por um ebook ou o livro tradicional.
  • Meninos e adolescentes: evitar a existência de um televisor ou computador no quarto e vigiar que a exposição diária a estes dispositivos não supere as 2 horas.

Em Pikolin cuidamos a saúde do seu descanso. Assegurar um sonho reparador cada noite, significará desfrutar de um grande dia de manhã. Boa noite!