Dormir para um correto desenvolvimento

Um crescente número de estudos demonstram que a má qualidade do sonho determina, já desde idades temporãs, o estado da saúde e aumenta o risco de padecer certas doenças no futuro. Além disso, se adverte que as últimas gerações de meninos em Espanha estão dormindo menos que as gerações passadas.

Um dos estudos mais recentes e de maior repercussão foi o IDEFICS (Identification and prevention of dietary-andlifestyle-induced health effects in children and infants), no que participou o grupo de investigação GENUD da Universidade de Zaragoza. O principal objetivo do estudo, que tem levado a cabo com 17.000 meninos europeus, é a prevenção da obesidade nos de 2 a 8 anos. Os resultados permitiram valorizar a existência de relações entre alguns estilos de vida, entre os que se encontra o número de horas de sonho, e a presença de sobrepeso e obesidade. Assim, se conclui que dormir as horas adequadas assegura um correto desenvolvimento.

No estudo IDEFICS se observa que os meninos que têm um peso normal dormem vinte minutos mais que os têm sobrepeso ou obesidade. Também se deduz que os que dormem menos de 9 horas têm um maior risco de sobrepeso, o que não acontece quando os meninos dormem de 9 a 11 horas. Esta associação parece mais forte nos maiores de 6 anos.

Os meninos que dormem menos de nove horas têm mais risco de sobrepeso.

Por todo isso, cabe ressaltar que é necessário um descanso correto para garantir a qualidade de vida e que é muito importante inculcar desde idades temporãs a importância de dormir as horas adequadas para evitar, na medida que seja possível, futuros problemas associados.

Outro estudo destacável dirigido também à população escolar é o desenvolvido pela Ordem Profissional de Fisioterapeutas de Madrid em colaboração com Pikolin. O objetivo neste caso é inculcar os bons hábitos posturais durante o dia e a noite em meninos de 4 a 8 anos. Na situação de partida, a metade dos pais e o 62% dos professores opinaram que os hábitos posturais dos seus filhos e alunos podiam ser causa do desenvolvimento de patologias de costas. O estudo deu lugar a uma campanha na que se reparte material divulgador nos centros escolares.

Campanha escolar.

No recém finalizado curso acadêmico se têm repartido tanto na Comunidade de Madrid como em Murcia 11.000 exemplares de material divulgador (Banda desenhada + CD) sobre bons hábitos posturais e uma guia sobre descanso saudável e higiene postural.

Como dormem os meninos europeus?.

Se se comparam as horas de sonho entre diferentes países analisados pelo estudo IDEFICS, existe uma clara diferença entre eles e se observa que os meninos do sul da Europa dormem meia hora menos que os do norte.

Conselhos saudáveis

  • Durante o descanso. A correta posição da coluna é um dos elementos chaves para um descanso saudável. Para isso, o travesseiro, os colchões e a superfície de descanso devem ser o mais individualizados possíveis à morfologia dá cada um. Por outra parte, a posição corretana qual o corpo descansa de uma maneira mais uniforme é a posição fetal ou de lado.
  • Ao levantar-se da cama. Se tem que fazer com o corpo de lado e não para diante.
  • Nas tarefas quotidianas. É preciso sentar-se corretamente à hora de tomar o pequeno-almoço e jantar com as costas apoiadas no apoio da cadeira e as pernas e as coxas formando um ângulo de uns 90 graus. Por outra parte, ao pegar nos objetos do chão, é preciso flexionar os joelhos ao inclinar o tronco.
  • Ao transportar peso nas mochilas. Se recomenda não transportar mais do 15% do peso corporal e repartir-se o peso.