Dez conselhos à hora de escolher uns colchões

Ter um sonho de qualidade durante toda a noite é um elemento crítico para uma boa saúde.

Está demonstrado cientificamente a multidão de processos reparadoras que se produzem durante o sonho e que só assegurando um sonho profundo e ininterrupto produz os seus efeitos benéficos.

Escolher os colchões que mais se adapte ao nosso corpo será fundamental para conseguir esse descanso ótimo.

Escolher uns colchões

Sabemos que buscar uns colchões acarreta um trabalho de aprendizagem importante sobre as novidades tecnológicas uma vez que é provável que tenham acontecido muitos anos desde a última compra, por isso queremos dar algumas pautas muito simples que sirvam de referência:

Dormimos um medio da nossa vida. Dá a importância que tem a este processo de comprar uns colchões. Uns colchões é produto que será a nossa cama, onde dormiremos uma meia de 30.000 horas, por isso, é muito importante dedicar algo de tempo, será um muito bom investimento.

Quando mudar-lo? Asocama, a associação espanhola de fabricantes de colchões, recomenda fazer-lo como máximo cada 10 anos, por higiene e conforto. Os materiais se vão deteriorando com o tempo, perdem as suas propriedades de conforto e já não garantem nem o descanso nem a higiene. Uns colchões em mal estado provoca dores e faz que te levantes sem energia.

O que é bom para um não é bom para todos, muitas vezes escutamos, “..a meu me foi muito bem uns colchões de xxxx material..” este não deve de influir a nossa decisão uma vez que as necessidades de descanso são absolutamente individuais. Não existe uma solução perfeita para todos, devemos deixar-nos assessorar para que nos indiquem o produto que mais se adapta à nossa maneira de dormir e a nossa fisionomia.

Buscar por materiais e não por necessidades. Às vezes pode confundir mais que ajudar. Não devemos obcecar-nos com os materiais. É simples, o que nós buscamos é um produto que nos permita dormir bem. A tecnologia é o meio para conseguir um bom descanso mas primeiro é preciso saber que conforto é o mais adequado para nós. Prova e te fia das sensações, é o que importa realmente.

“Ninguém dá duros a pesetas”, é uma frase feita, mas a realidade é que a investigação, os materiais, tecnologias e desenvolvimentos requerem de um investimento que muitas empresas não podem assumir. Desconfia de ofertas de pechincha e te dirige a fabricantes de primeiro nível que sejam especialistas no que fazem oferecendo garantias disso.

O tamanho importa. Se, a superfície onde a que dormimos desde pequenos foi de 90×190, mas comprar os seus próprios colchões para compartilhar cama com outra pessoa a meia foi como sempre 135×190, o que dá a cada pessoa um espaço de descanso de…67.5cms, muito reduzido, representa uma diminuição importante do espaço “vital” para descansar. A tendência hoje em dia é ir para 150×190 ou mais recentemente a 180×200, ambas medidas já consideradas como bastante standard. Só na medida de 180×200 estaríamos usando o mesmo espaço “vital” que quando dormíamos sós.

Comprido? Importante, se, os colchões deve de permitir estar tombado e que não pendurem os pés. Apoiado no travesseiro deve de ficar um espaço de uns 10-15 cms. Por embaixo, isto nos guiará na medida do comprido dos colchões que precisamos de.

Toda conta. O bom descanso se consegue graças à combinação de uns colchões, um travesseiro e uma base adequada. Temos tendência a pensar dar-lhe toda a responsabilidade do descanso aos colchões mas na realidade é importante ter em conta que um travesseiro mal escolhido ou em mal estado pode fazer que os melhores colchões não seja útil porque esse simples elemento fará que não podamos dormir.

Alergias Cada vez mais comuns, é importante ter em conta este ponto à hora de comprar, não é preciso dar nada por assumido, não todos os colchões são iguais nem todos têm tratamentos específicos, somente Pikolin desenvolveu componentes que aplica nas espumaciones das capas justas debaixo da teia que permitem garantir a máxima higiene contra ácaros bactérias e fungos específicos do descanso. Porque se, embora de algo de reparo falar deste tema, depois de uns anos os colchões acumula restos de pele morta de tamanho microscópico que se vai depositando sobre os colchões (embora logicamente se troquem e lavem os lençois) esse é o alimento dos ácaros cujas fezes são os alérgenos que provocam uma quantidade importante de alergias.

Temperatura. Se, se, a temperatura é algo que preocupa porque homens e mulheres temos diferentes termostatos. Ainda assim há princípios básicos que melhoram o controle da temperatura numa cama. Os blocos de cais é o núcleo de colchão com maior ventilação, graças a que o ar circula livremente pelo seu interior a capacidade de ventilação é máxima. É a câmara de ar isolante, similar à das cobertas dos telhados nas casas.

Existem tecnologias celulares (espumaciones técnicas) ponteiras como Bultex que tem uma permeabilidade ao ar do 96% ou seja, acontece livremente pelas suas células o 96% do ar.

 

Que tecnologias existem hoje no mercado?

Se faz anos que não hás comprando uns colchões é possível que te encontres um pouco perdido se te pões a olhar para por internet ou em lojas. Te resumimos de uma maneira muito simples as tecnologias que podes encontrar.

O colchão evolucionou muitíssimo na última década, as coisas mudaram muito, as vantagens são a disponibilidade de centos de combinações de níveis de conforto com um único fim, proporcionar um descanso personalizado.

Colchões de cais

O que tem uma maior quota de mercado no nosso país, uma vez que o preferem mais da metade da população. Há diferentes tipos de cais hoje em dia, e não são todos iguais nem muito menos.

Fio contínuo

O mais avançado, como Normablock. Com um só fio de aço se forma uma fila dos colchões que vai da cabeça aos pés.  Tem uma zona lombar reforçada para adaptar-se melhor à repartição de pesos de uma pessoa. Uma durabilidade muito elevada ao não haver uniões, não há ruturas.

Normasense é a última novidade de Pikolin, são os colchões hídridos,   por que?, porque levam no interior uma combinação de cais de fio contínuo e inserido no interior, tiras de amortiguación em espuma HR. Uma combinação única do melhor de ambos mundos, cais e espumas. Além disso Normablock continua sendo o bloco de cais tecnologicamente mais desenvolvido, por suporte, por ergonomia, por durabilidade. Este interior acompanhado com múltiplas capas de conforto convertem aos colchões de Pikolin das séries Néon, Elite, Ative ou Practik em verdadeiras referências de conforto.

Cais bonell ou bicónico

Se trata dos cais primitivos, originalmente usados em automoção para assentos já no século XIX. Com forma de dobro cone invertido, mais estreito pelo centro e unidos de um num, têm muitos riscos de rutura pela sua configuração. Se utilizam em colchões de gama baixa.

Cais Pocket ou ensacado

Inventado em 1900 por James Marshall. Se trata de cais com forma de barril pequeno e envolvidos individualmente. Proporcionam um conforto progressivo. A firmeza que contribuem em inferior à do cais contínuo.

Espumas

Bultex

Certamente para as pessoas que preferem o conforto que proporcionam as espumas se tem desenvolvido   Bultex, uma referência  internacional e uma maneira de conceber a construção de cada uma da célula que há no interior dos colchões que o diferencia clarissimamente do resto, pelas suas melhores prestações de conforto, ventilação e durabilidade.

Espumas viscoelásticas

Uma inovação dos anos 80. Se trata de uma espuma de alta qualidade que toma a forma do corpo em contato com o mesmo, ou seja, faz uma “pegada”. Este material perdeu auge como parte básica dos colchões, o núcleo, o coração, para converter-se numa boa aliada dos cais ou espumas melhorando o conforto de acolhida. Em muita gente gerou rejeição pelo calor e a sensação de atrapamiento que proporciona.

Látex

Uma inovação de 1926 quando Dunlop introduziu a tecnologia. Hoje em dia somente é um referente se é a tecnologia Talalay, uma maneira diferente de conseguir a vulcanización para um material de altas prestações com uma adaptabilidade ponto a ponto.

Espumas HR (alta resiliencia)

Espumas que pouco têm que ver aos colchões de faz muitos anos. A maneira de fazer-los mudou e melhorado. Se trata de produtos de alta qualidade

Mas após tantas novidades ao final, os colchões de cais continua sendo o protagonista em vendas,   por que?  Por várias razões, porque muitas pessoas que tiveram más experiências com colchões de látex, visco ou outros materiais quiseram retornar às garantias, durabilidade e suporte  que oferecem os cais, sempre tendo em conta, que nunca falamos dos mesmos cais, Normablock  é tecnologicamente superior ao resto dos cais.

E agora   por onde começo?

Simples, primeiro te recomendamos ir a umaloja especializada e provar diferentes níveis de conforto até conseguir a que mais se adapte a ti, basicamente há três níveis, suave, meio e assine.

Uma vez saibas a firmeza que te encaixa tens que ter claro o tamanho de colchão que procuras, acostuma aparecer num rótulo embora a opção mais simples é medir a base. O largo standard são 135, 150 e 180. O comprido standard é 190, mas 200 ou 210 já não são nada extra-ordinário. Igual é um bom momento para aproveitar e aumentar o tamanho da cama se tens espaço e encontras uma boa oferta. Algo que acostuma deitar atrás é que significa mudar a roupa de cama para isso há ofertas interessantes em têxtil e proteção, a mudança é para muitos anos, vale a pena pelo menos valorizar-lo.

Outro aspeto que devem ter-se em conta antes de comprar é se queremos colchões com tratamentos higiênicos específicos ou que sejam especialmente frescos pela sua capacidade de ventilação.

A postura na que se adormece não é um parâmetro que marque muitas as opções uma vez que quase todos os colchões estão desenhados para as formas habituais de descanso, boca acima, boca abaixo, de lado e mudando.

O peso é um elemento importante uma vez que embora os colchões estão preparados para suportar 2 pessoas de 90-100 kgs, há tecnológicas que se recomendam mais para pessoas com maior peso, por durabilidade de materiais deverão orientar-se aos colchões de cais contínuos.

Com a firmeza procurada, a medida, as necessidades de tratamentos e de ventilação, e o peso de ambos dormentes podemos dar-lhe ao especialista um bom retrato robô foto do que precisamos de.

pareja_descansando

Será interessante dizer-lhe ao assessor de descanso se é para uma primeira moradia ou uma segunda ou se vai a estar numa zona com muita umidade.

Por último ter um orçamento em mente. Se uns colchões duros uma meia de 10 anos, a conta de dividir entre 3650 que são os dias de meia nos que dormirás nos colchões que procuras te darão uma dimensão do investimento.

Prova os colchões sem complexos, sabemos que é uma situação algo incômoda, pega o seu tempo não vale com sentar-se um segundo e sair rápido. Às vezes para sentir como agem as capas de colchão de visco é necessário estar sem mover-se um minuto. Depois excursão e coloca-te na posição que dormes habitualmente. Não te cortes, se te incomoda o assessor, não duvides em pedir-lhe um momento para estar tranquilo e comentar sensações com o seu casal.

Ah, importante, está demonstrado que provar mais de 5 colchões numa loja é contraproducente uma vez que confunde mais que ajuda, com tantas referências de conforto um perde a sua capacidade de lembrança. Tenta definir o máximo possível ao especialista as suas necessidades para que seja o mais certeiro possível.

E agora que tenho os colchões!

Parabéns, o processo não foi fácil, é possível que notes os primeiros 10 dias a mudança de cama, em função de como estivesse os colchões antigos a mudança será mais ou menos gradual.

Conserva o seu ticket de compra, é a garantia dos colchões, os fabricantes de Asocama dão a garantia que marca a lei de bens duradouros, 2 anos. Consulta o manual de garantia para ver as coberturas.

Mantém adequadamente os colchões, continua as recomendações de viro e rotação, se manterá em perfeito estado, durante toda a sua vida útil.

Bom descanso!!!