A importância do descanso: escolhe bem o seu travesseiro

Dormir bem é um luxo e uma necessidade fisiológica mais do nosso organismo. O descanso é vital para o nosso estado de saúde e capacidade de rendimento no dia a dia, tanta física como mental.

Se nos dispomos a descansar numa cama, se nos apresenta um dobro questão: é necessária um travesseiro? E, se o é,   de que depende o tipo de travesseiro que escolhamos? Sabemos que a firmeza e acolhida dos colchões condicionam enormemente a qualidade do descanso, mas   sucede o mesmo com os travesseiros? Os especialistas do descanso asseguram que sim.

Qual é o melhor travesseiro para cada pessoa?

A primeira premissa para assegurar o descanso é dormir sempre com travesseiro: contribui a manter fixa a cabeça e ajuda a que a musculatura cervical se encontre relaxada.

Em princípio, a travesseiro idôneo seria aquela que nos resulte mais ergonómica, ou seja, que mantenha pescoço, cabeça e ombros de tal maneira que se respeite a posição natural da coluna vertebral, parte sobre a que recaem as consequências das deficiências posturais. Digamos que o objetivo, ao dormir, é manter a coluna vertebral, de forma equivalente a quando estamos de pé.

Com frequência, escutamos a pessoas dizer que sentem dor de costas ou tensão no pescoço que lhes incomodam. Inclusive, nós mesmos pudemos sentir esse mal estar. Às vezes, pensamos nos colchões como culpado deles embora é chave considerar que um travesseiro não adequado para as nossas necessidades (complexão, postura…) pode fazer que inclusive com os melhores colchões, aconteçamos uma má noite.

A nossa complexão física e o hábito de adotar uma postura determinada para dormir vão a ser os elementos que decidam que tipo de travesseiro nos combina mais. Pois bem, isto devemos pôr-lo em consonância com os dois fatores que devemos ter em conta, na eleição do travesseiro: a sua altura e firmeza. Atenção aos seguintes conselhos:

Um travesseiro para cada forma de dormir

– Se, preferentemente, dormimos boca acima ou temos uma forma de dormir mudando de postura, nos decantaremos por uma firmeza e uma grossura de grau meio. Além disso, te aconselhamos uma altura meia, para atingir o máximo alinhamento dos trechos cervicais e dorsal da coluna.

– Se, especialmente, dormimos de lado ou apoiados sobre um ombro, precisamos de um travesseiro grosso, assine e alta ou meia alta, para que o pescoço seja um prolongamento da direção da coluna. Mas   como calcular essa grossura? Uma regra simples pode ser medir-nos a distância do extremo de um ombro à orelha e acrescentamos entre 2 e 4 centímetros, em função da dureza, teremos o dado aproximado.

– Se, prioritariamente, dormimos boca abaixo, para a dureza e o material com o qual esteja fabricada o travesseiro, se impõem as caraterísticas de branda e fina, de tal maneira que permita que a cabeça fique alinhada com o corpo e simule a posição vertical. Não é a postura mais recomendada para a coluna pelas tensões que gera nas cervicais.

– E, como fórmula para minimizar os roncos, está demonstrado que o melhor é adotar a posição decúbito lateral, também chamada fetal. Para quem roncam, se desenham travesseiros especiais, que lhes obrigam a adotar uma postura fetal e evitam que durmam boca acima, uma vez que isto entorpece a respiração, por obstruir as vias respiratórias.

Concluiremos lembrando dois conselhos mais para que um travesseiro seja garantia de um sonho reparador:

  • O travesseiro deve ser individual. Se desaconselham os travesseiros de tamanho dobro.
  • Por higiene é conveniente renovar-la cada dois anos.Saúde e sonho estão totalmente relacionados, tal e como constatam numerosos estudos médicos e científicos. Durante a noite não só dormimos e descansamos, o nosso corpo aproveita para iniciar uma série de processos que servem para, de uma maneira didática, fazer as suas tarefas de manutenção.

Descobre as opções de travesseiro que podemos oferecer-te em Pikolin.