O sonho na adolescência

O descanso na adolescência é fundamental, uma vez que é um período muito importante no crescimento e o desenvolvimento da pessoa.

Relógio biológico. No caso dos adolescentes, se reajusta e convida a deitar-se e a levantar-se mais tarde.

Não estranho que aos adolescentes lhes goste ficar despertos até tarde, que ignorem o alarme do despertador em alguma que outra ocasião ou que se mostrem durante o dia especialmente sonolento. Até faz pouco esses hábitos não eram mais que maus costumes, mas estudos recentes demonstraram que os patrões de sonho dos adolescentes diferem dos que têm os meninos e os adultos.

Estes estudos permitiram constatar que durante a adolescência o ritmo circadiano do organismo, uma espécie de relógio biológico interno, experimenta um reajuste que convida a adormecer-se e a acordar-se mais tarde. A diferença dos meninos e os adultos, cujo corpo lhes pede que cada vez se deitem e se acordem mais cedo, o corpo da maioria dos jovens lhes anima a adormecer-se tarde e a levantar-se a meia amanhã.

A mudança no ritmo circadiano parece dever-se ao facto de que a melatonina, um hormônio que regula o patrão sonho-vigília, se produz mais tarde durante a noite nos adolescentes em comparação com os meninos e adultos. Isto pode dificultar que os adolescentes conciliem cedo o sonho.

El sueño en la adolescencia

Consequências.

Estas alterações doritmo circadiano coincidem com um período na que os adolescentes acostumam estar mais ocupados do que o tinham estado durante a sua infância.

Para a maioria dos jovens, a pressão de render nos estudos é muito maior e é mais difícil aprovar sem investir o tempo preciso.Además, os adolescentes acostumam realizar outro tipo de atividades extras acadêmicas ou esportivas, e inclusive é comum que contem com trabalhos a meia jornada.

Os alunos que não se deitam até passada a meia noite continuam tendo que levantar-se cedo para ir aos respectivos centros de ensino, o que significa que só dormem seis ou sete horas cada noite.

Perder uma ou duas horas de sonho durante a noite pode gerar, a longo prazo, um déficit de sonho muito importante. Esta falta de sonho repercute sobre todos os aspetos da vida de um adolescente, desde a sua capacidade de emprestar atenção em classe até o seu estado de ânimo. As investigações mostram que o 20% dos alunos de secundária ficam dormidos em classe e que não dormir o suficiente está relacionado com as más notas, tal e como se confirma desde publicações especializadas.

Também repercute negativamente sobre o rendimento esportivo. A falta de sonho se associa a problemas emocionais, como os sentimentos de tristeza e depressão. Não é preciso esquecer que o descanso ajuda a ‘carregar as pilhas’ e a manter-se sano.

Conselhos para dormir mais e melhor

  • Continuar um horário regular de sonho-vigília. Deitar-se e levantar-se às mesmas horas ajudará a regular os patrões de sonho.
  • Fazer exercício regularmente. Praticar exercício a meia tarde favorece o sonho.
  • Evitar os estimulantes. Não tomar bebidas com cafeína nem consumir álcool e tabaco.
  • Relaxar a mente. Evitar as filmes de ação e os livros de suspense antes de deitar-se.
  • Reduzir a iluminação. A luz lhe encarrega ao cérebro continuar desperto.
  • Evitar as sestas compridas. Não dormir mais de 30 minutos.
  • Evitar as noites em branco. Habituais nos tempos de exames.
  • Criar um ambiente adequado para dormir. Num quarto escuro e fresca.
  •  Levantar-se com a primeira luz da manhã. A luz matutina é a que lhe deve indicarao corpo que é hora de pôr-se em marcha.